Diversão e Arte

Brilho solo de Hamilton de Holanda

Bandolinista se apresenta no Teatro dos Bancários com músicas da carreira e clássicos do chorinho. A abertura será do duo Apráticos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/10/2019 04:16
Hamilton de Holanda:



Hamilton de Holanda formava um duo com o irmão Fernando César (sete cordas) no início da carreira. Depois, mesmo tendo alcançado o mais alto patamar como solista, no Brasil e no exterior, o bandolinista sempre optou por ter a companhia de trio, quarteto e até orquestra ; como no projeto Baile do Almeidinha ; em suas apresentações.

No começo de agosto, Hamilton esteve em Brasília para participar do Festival Coma, quando lançou o álbum Harmonize, que gravou com o Quarteto, do qual fazem parte Daniel Santiago (violão), Thiago Espírito Santo (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Voltou depois no dia 24 do mesmo mês, com um trio, sendo uma das atrações do Todos os Sons, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Com presença frequente na cidade, o bandolinista retorna amanhã, e, desta vez, para o show solo Eu e vocês, no Teatro dos Bancários. Quem faz a abertura é duo brasiliense Apráticos, formado pelo cantor e compositor Flávio Delli e o violonista e compositor George Costa, integrante também do regional de Choro Livre.

;Muita gente comenta que gosta muito do som do bandolim, que sente saudade de composições dos meus discos antigos. Então decidi criar o Eu e vocês, um show interativo e afetivo, no qual toco músicas solicitadas pela internet, ou pedidas por pessoas da plateia;, conta Hamilton, demonstrando satisfação pelo interesse dos fãs.

;Além de composições dos meus discos solo 01 Bytte 10 Cordas (2005), Samba do avião (2997), Esperança (2010) e Pelo Brasil (2015), interpreto clássicos do choro, da obra de Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, temas jazzísticos e até funk. Entre as mais pedidas estão Carinhoso, Brasileirinho e Aquarela na Quixaba, esta de minha autoria;, revela.

Embora com muitos compromissos agendados no Brasil, para a apresentação de shows em formatos diversos, Hamilton sempre encontra tempo para novas incursões pelo exterior. ;Em breve farei vários shows nos Estados Unidos, com o Quarteto, para lançar o Harmonize, que é um CD com temas de minha autoria. Mesmo faltando algum tempo, já está acertada uma turnê pela Europa, durante o verão naquele continente;, adianta.

Referência

O duo Apráticos, que se apresenta antes de Hamilton de Holanda, já abriu shows de Yamandu Costa e Gustavo Bertoni (Scalene), no Teatro dos Bancários. ;Dividir o palco com esse mestre do bandolim é algo que nos enche de alegria, que nos emociona. Temos o Hamilton como referência em nosso trabalho, até pelo fato de ele ter iniciado a carreira aqui em Brasília;, destaca o violonista George Costa.

Segundo Flávio Delli, Apráticos, além de música, é uma ideia de se fazer arte. ;Tudo começou com um perfil de poesias na internet, que alcançou 30 mil seguidores no Instagram e, depois, virou música. Em todas as linguagens artísticas, o que o Apráticos propõe é uma oposição ao mundo prático. A arte é, e essência, aprática;. O duo já lançou um EP com cinco músicas autorais, entre elas Amor aprático. A soma e Seretonina, que ganhou clipe.



Eu e vocês
Show de Hamilton de Holanda, com abertura do duo Apráticos amanhã, às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra 314/315 Sul). Ingressos: R$ 80 (setor frontal e diagonal) e R$ 70 (setor lateral) ; valores referentes a meia-entrada. Informações: 3262-9090. Classificação indicativa livre.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação