postado em 03/10/2019 04:14
Foi no Feitiço Mineiro onde Baden Powell faz sua última apresentação em Brasília pouco antes de morrer, em 2000. Por quele palco passaram grandes mestres do samba, praticamente todos os integrantes do Clube da Esquina e nomes de destaque da MPB. Criação do visionário sociólogo, poeta e empresário Jorge Ferreira, o Feitiço Mineiro resiste às intempéries e se mantém como a principal referência musical no circuito noturno da capital.
;Para mim, é um privilégio ter me tornado sócio do Feitiço, justo quando esta instituição brasiliense completa 30 anos;, afirma Marcos Bezerra, empresário do ramo da gastronomia. ;Quatro pilares são responsáveis por essa casa se manter no imaginário desta cidade: a equipe de funcionários, a fidelidade da clientela, a gastronomia e programação musical que oferece;, complementa.
Ex-diretor artístico do Canecão, a lendária casa de espetáculos do Rio de Janeiro, Gerson Alvim, há mais de 10 anos é o mentor musical do Feitiço. Nesse período, ele tem desenvolvido vários projetos com, basicamente, a participação de artistas locais.
Em outros tempos quem exerceu essa função foi Sônia Alves, que criou, por exemplo, o projeto Gente do Samba, com a participação de bambas como Monarco, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Noca da Portela, Walter Alfaiate, Almir Guineto e Dona Ivone Lara. Sambistas da nova geração, também fizeram show no Feitiço, no início da carreira, entre os quais Diogo Nogueira, Mart;nália, Teresa Cristina e os grupos Semente, Casuarina e Sururu na Roda.
Na comemoração dos 20 anos do Feitiço, em 2009, toda a programação contemplou os membros do Clube da Esquina. Milton Nascimento à parte, todos os outros ocuparam o palco do Feitiço: Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Wagner Tiso, Toninho Horta, Tavinho Moura e Fernando Brant. Aliás, os dois últimos estiveram juntos em outras celebrações.
Receberam aplausos dos frequentadores do Feitiço Mineiro, representantes de outros segmentos da música popular brasileira como Zezé Motta, Lucinha Lins, Mônica Salmaso, Claudete Soares, Alaíde Costa, Sueli Costa, Maria Creusa, João Bosco, Chico César, (Jards Macalé, Guinga, Paulinho Tapajós, Zé Renato e Tunay ; possivelmente o recordista de apresentações no local. (IRL).