Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

'É para desanuviar', diz Gal Costa sobre a turnê 'A pele do futuro ao vivo'

Após rodar o Brasil, Gal Costa lança álbum ao vivo da turnê A pele do futuro, show que passou pela capital federal em julho. Repertório celebra os mais de 50 anos de carreira com pitada moderna

.

E completa: ;Eu ouvia desde criança muito rádio. Ouvia todo mundo que cantava na minha infância, as grandes cantoras Ângela Maria e Dalva. Ouvia também as cantoras americanas, as divas do jazz. Frank Sinatra, Nat King Cole, Jackson do Pandeiro. Ouvia muita coisa misturada. Tudo isso, claro, tem uma influência no meu canto. Mas definitivamente no meu canto moderno foi João Gilberto. Então, acho que ela é filha de tudo isso que eu falei;. Sobre a maternidade da própria voz, ela evita citar nomes, só acrescenta: ;É da mãe da nova geração de cantoras, acredito;.

Personalidade forte


Gal Costa é do tipo de artista que se posiciona. Quando começou a carreira nos anos 1960, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, logo se firmou sem dificuldades, mesmo em um tempo em que as mulheres ainda lutavam por espaço na sociedade. Gal atribui isso ao próprio talento. ;Olha, não foi difícil ser mulher (nesse período). Não fui assediada, não fui paquerada... Se fui, não percebi. Não tive nenhum problema nesse aspecto pelo fato de ser mulher, porque sempre tive talento e sempre confiei no meu taco, no meu destino.;

A cantora aproveita para dar um recado às mulheres: ;Não sou feminista ativista, mas defendo as mulheres. Sou uma mulher que tem visibilidade, por isso, na verdade, me posiciono. E acho que o lugar das mulheres é acreditar no que elas fazem e ir em frente, sem se preocupar. A gente não tem que se preocupar, tem que ir fazendo, ir desbravando caminhos;.

Sobre o que prevê para o próprio futuro, ela considera se manter ativa por muito tempo ainda. ;Meu trabalho está aí, está feito. Ainda há muito o que fazer. Ainda tenho gana de trabalhar, tenho prazer nisso;, avalia. Apesar de colher os frutos de A pele do futuro ao vivo, Gal não para. ;Tenho algumas ideias (para um novo trabalho). Mas não costumo falar, porque quebra o encanto e a energia que você deposita na coisa que você quer;, admite.

A pele do futuro ao vivo
De Gal Costa. Biscoito Fino, 21 músicas. Preço médio: R$ 55,65 (DVD) e R$ 58,95 (CD duplo). Álbum disponível também nas plataformas digitais.