Diversão e Arte

Importantes talentos do balé russo se apresentam pela primeira vez no DF

A bailarina ucraniana Oksana Bondareva é uma das artistas do espetáculo 'Duets - Ballet de São Petersburgo'

ROBERTA PINHEIRO
Roberta Pinheiro
postado em 06/10/2019 06:03
'O balé russo para mim é uma dança da alma', afirma a ucraniana Oksana Bondareva
;O balé russo para mim é uma dança da alma. É também um enorme legado, os cânones da dança clássica que preservamos de geração em geração;, define a bailarina Oksana Bondareva. A ucraniana se apaixonou pela modalidade ainda na infância. ;Pela beleza, pela linda música e pela magia dessa arte;, justifica. Aos 32 anos, a dançarina é um dos principais nomes da Rússia. De jeito delicado e traços suaves, carrega no currículo medalhas, prêmios e o título de primeira-bailarina do Teatro Mariinsky, um dos principais e mais tradicionais palcos da dança e da música no país.

Pela primeira vez, ela desembarca em Brasília ao lado de um time também estrelado. É a turnê do Ballet de São Petersburgo promovida pelo Ballet Nacional da Rússia. Depois de passar por cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Santos, São Paulo e Goiânia, é a vez da capital apreciar o espetáculo Duets, que reúne importantes nomes do balé russo. Além de Oksana, solistas do Bolshoi Minsk e Mikhaylovsky integram o show. ;Sei que o público de Brasília aprecia um excelente espetáculo de balé e é isso que vamos levar. Quero ver a sala lotada para mostrar o meu melhor;, conta Oksana.

[SAIBAMAIS]No palco, a ucraniana interpreta as obras Dom Quixote, Flama Di Paris e O Lago dos Cisnes. ;Com vários pas-de-deux, ; que, em francês, significa ;passo de dois; ; o espetáculo tem um alto nível técnico e de qualidade e reúne talentos únicos. É uma forma de fortalecer e mostrar segmentos culturais da Rússia para o Brasil;, afirma Augusto Stevanovich, que atua na produção do grupo. Os bailarinos trazem coreografias que apresentam em sua terra natal, reunidos de maneira harmônica, exclusivamente para o público brasileiro. ;É emocionante;, resume Stevanovich.

Dividido em dois atos, o repertório percorre obras clássicas e neoclássicas, contemporâneas, com destaque para o dueto de Sergey Chumakov e Elena Petrichenko. Além das belas coreografias, executadas com leveza e precisão, cenário e figurino compõem o show e enchem os olhos dos espectadores.

Dedicação

Ballet de São Petersburgo
Antes de as cortinas se abrirem, a rotina de treinos é intensa, uma mistura de ensaios coreográficos com treinamento muscular. ;Realizamos exercícios de balé, aquecemos os músculos, ensaiamos e preparamos o nosso corpo para o desempenho;, descreve Oksana. A escola de balé russa é conhecida mundialmente pelo rigor técnico dos movimentos. Em cena, os dançarinos misturam extrema disciplina e precisão com uma suavidade perceptível em cada movimento de braço e perna.

O grupo se apresenta em um dos auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mas sente falta de um palco mais apropriado como o Teatro Claudio Santoro. ;Infelizmente, o Teatro Nacional, com uma das melhores salas, está fechado. Precisamos fazer algumas adaptações no Centro de Convenções para apresentar o máximo dos bailarinos;, lamenta Stevanovich. Promessa que foi reforçada pela bailarina ucraniana. ;Meu produtor me disse que Brasília não tem uma sala de balé adequada, que será improvisado na sala de eventos. Também eu e todos os dançarinos apresentaremos nosso máximo nessa sala;, afirma Oksana.

Duas perguntas // Oksana Bondareva


Como é se apresentar no Brasil?

Esta é a minha primeira vez no Brasil. Este país me impressionou com sua natureza e clima. Um país hospitaleiro e um público muito quente. Estou feliz em dançar no Brasil.

O que mais gostou?

No Brasil, gostei mais das montanhas, das belas paisagens e do oceano! Eu me apaixonei pela cidade do Rio de Janeiro.

Duets ; Ballet de São Petersburgo
No Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Hoje, às 20h. Ingressos a partir de R$ 120 (meia). Disponíveis no site ingressorapido.com.br, no Brasília Shopping e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Assinantes do Correio pagam meia-entrada. Classificação indicativa livre. Informações: 4101-1121 / 98144-1514.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação