Diversão e Arte

360 Graus

postado em 08/10/2019 04:16
Será hoje, no Auditório Benedito Coutinho, no Câmpus Norte do Centro Universitário Iesb, o seminário sobre as inovações em educação a distância (EaD) com o diretor para a cadeira Unesco em Educação e Tecnologia para mudança social na Universitat Oberta de Catalunya, Ph.D Albert Sangrà, que vai apresentar as inovações internacionais para desenvolver o profissional para a educação a distância e garantir a qualidade do ensino. Sangriá é considerado uma das maiores autoridades em ensino a distância do mundo. Das 11h15 às 13h, palestra sobre as perspectivas e tendências da EaD no mundo e das 15h às 17h30, o seminário Ensino híbrido como instrumento de melhoria da aprendizagem: utilização nas universidades de diferentes países.





Para pensar e trabalhar com carinho

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado em 26 de setembro.

A secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, Ilda Peliz, levou à mulher do governador Ibaneis Rocha, Mayara Noronha (foto), uma proposta de parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, do MEC, ;para que o GDF transforme o Cine Brasília em um cinema mais acessível para cegos e surdos;.

Depois de ir visitar a Fundação Joaquim Nabuco, com sede em Recife, que adaptou sua sala de cinema visando ampliar a acessibilidade para atender crianças, jovens e adultos com necessidades sensoriais, a secretária Ilda Peliz voltou muito entusiasmada e cheia de planos, para a implantação do cinema acessível para cegos e surdos, aqui no Distrito Federal.

;Para atender a esse público, a sala de Recife foi preparada de maneira especial. O ambiente fica mais iluminado, e o volume do som é reduzido para a exibição de filmes brasileiros de relevância cultural e artística;, contou.

E continuou: ;A produção da acessibilidade comunicacional dos filmes inclui audiodescrição (AD), para pessoas cegas ou com baixa visão; língua brasileira de sinais (libras), para pessoas surdas e legenda para surdos e ensurdecidos (LSE). Na entrada da Sala, uma maquete em braile é disponibilizada para o público cego identificar os lugares e saídas de emergência. Estando no MEC, à frente da pasta que cuida da educação desse público, vimos uma oportunidade para ajudar Brasília, trazendo a modalidade para o Distrito Federal, em parceria com a nossa Fundação Joaquim Nabuco, que cederia os filmes já adaptados.;

Tanto o ministro Abraham Weintraub quanto o presidente da fundação, Antônio Campos, estão apoiando a iniciativa da secretária.

A representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis-DF), Mariana Rolla, que acompanhou a secretária Ilda, aproveitou para pedir ao GDF ;que crie uma central de intérpretes de Libras para atender às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços públicos, bem como a necessidade de ter esses intérpretes nos serviços de saúde.

A primeira-dama recebeu com entusiasmo as duas propostas e, com sua equipe técnica, definiu os encaminhamentos.

Resta-nos torcer pela concretização dessa proposta que vai promover a inclusão e o respeito tão necessários à todas as pessoas portadoras dessas deficiências que, como bem sabemos, não incapacitam ninguém, desde que atentos à forma mais saudável e respeitosa de integrá-los à sociedade e ao mercado de trabalho.

Notícia boa de dar!




PAINEL



Um feijão mais do que solidário//Os trabalhos de venda de ingressos para o Feijão Solidário 2019 do Correio Braziliense Solidário (foto) estão cada vez mais acelerados, no capricho, contando com a dedicação das madrinhas que, a cada ano, aprimoram toda a logística, trazendo bons frutos. Marcado para o sábado (26), no Minas Hall, dos nossos parceiros Nena e Hélio Queiroz, terá a decoração do Robinho Lemos, da Nativa Decorações, como sempre. Cleuma Leão e Izidro Gadelha, da Gráfica Positiva, elaboraram os ingressos. Como uma deliciosa feijoada, que será preparada pelo Rodrigo Freire, do Restaurante Oliver, com buffet de apoio do Celso Jabour, do Sweet Cake. O chope será da Ótimo Chopp, de Ana Paula e Paulo Yagelovic, a sobremesa não poderia deixar de ser com os sorvetes da Gula Gelada, de Lucélia e Jorge Luis Silva. O responsável pela produção da feijoada é o chef Nilson Favacho, do restaurante Capim Dourado. O charme, a simpatia e a competência na arte de servir serão dados pelos alunos do Curso de Gastronomia do Iesb, coordenados pelo chef Sebastian Parasole. Para falar sobre o evento, a Gráfica Movimento preparou os painéis e banners, sob a batuta de Renata Machado e Gustavo Carvalho. O som, a luz e as estruturas serão da Marc Systems, do parceiro Marconi Barros. Para arrematar a tarde de alegria e solidariedade, lá estará o barista Antonello Monardo, com seu café delicioso. Bom lembrar que as hortaliças serão doadas pela Fazenda Malunga, dos parceiros Clevane e Joe Valle e a empresária Annah Quintão doou a linguiça A Agência de Publicidade Sette Graal Comunicação, de Roberto Bueno cuidou do material publicitário. Para animar o encontro, a atração musical ficará a cargo do Grupo de Samba, com Ferreirinha Partideiro e Arte Batuque mais a participação de Cris Maciel.




PINCELADAS



Por falar em Feijão Solidário 2019, quero compartilhar com os leitores o capricho da madrinha Rita Márcia Machado que, ao entregar os ingressos para seus amigos, o faz exatamente como está na foto: com uma ou duas panelinhas, com lacinhos vermelhos nas tampinhas, com feijão-preto e imãs para colocar na geladeira (foto). O ingresso e as panelinhas são entregues dentro de saquinhos de organdi. Muito carinho e capricho.


Hoje é dia de concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, para homenagear a Associação Médica de Brasília, pelos 30 anos. Às 19h30 no Cine Brasília, o maestro Claudio Cohen (foto) estará à frente da orquestra, com um repertório inesquecível.



O Dia dos Veteranos da Marinha será comemorado na quinta-feira, às 19h30, no Clube Naval, pelo comandante do 7; Distrito Naval, vice-almirante Wladmilson Borges de Aguiar.


Carlos Santiago (foto), diretor cultural do Iate Clube de Brasília, foi um dos mentores do grande evento Iate In Concert, em agosto deste ano. Durante a reunião para a entrega das doações arrecadadas Santiago não cabia em si de contente, com o resultado da arrecadação. Agora estão focados nos 60 anos do Clube, ;irmão gêmeo; de Brasília



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação