Diversão e Arte

Banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra lança videoclipe no Youtube

Seguindo a tendência explorada na época do Móveis Coloniais de Acaju, o clipe explora personagens reais e a interação com o público

Devana Babu*
postado em 13/10/2019 07:00
Seguindo a tendência explorada na época do Móveis Coloniais de Acaju, o clipe explora personagens reais e a interação com o público

;Eu odeio internet;, declara o compositor e cantor André Gonzales, ex-integrante da banda Móveis Coloniais de Acaju, que acaba de lançar no Youtube um videoclipe com sua banda atual ; A Sr. Gonzales Serenata Orquestra. No projeto, ele assume a persona que dá nome à banda, ao lado do saxofonista Esdras Nogueira, do guitarrista Fernando Jatobá e do tecladista Gustavo Dreher ; uma espécie de ;Móveis de bolso;, já que os dois primeiros tocavam na banda e o último era produtor.

O baterista Txotxa e o percussionista Macaxeira completam o time que, sob a regência altamente criativa de Dreher ; que já trabalhou com nomes como Júpiter Maçã ; registrou em estúdio uma versão original do clássico Fascinação, de Fermo Marchetti, Maurice de Féraud e Armando Louzada. O clipe foi lançado em 1; de outubro, o Dia do Idoso, em homenagem ao público com o qual vem trabalhando desde o início animando eventos como o Baile do Previ.

O clipe, idealizado e escrito pelo vocalista e pela esposa, Joy Ballard, e produzido às pressas em cerca de uma semana, mostra um casal de idosos trocando carinhos, intimidades e declarações em planos bastante fechados. A ideia é falar sobre sexualidade na terceira idade, tema tabu para a sociedade em geral.

Seguindo a tendência explorada na época do Móveis, o clipe explora personagens reais e a interação com o público. Mas, ao contrário da antiga banda, o alvo do novo grupo é o público mais velho. Gonzales conta que, pouco antes do fim do Móveis, os músicos já tinham o projeto de gravar três versões de um mesmo álbum para faixas etárias diferentes. ;Minha motivação, como artista, sempre foi a interação com o público. Eu queria me desafiar a trabalhar com um público diferente;, explica.

Nessa época, ele conheceu e se apaixonou pelo Baile do Previ, seresta do Clube dos Previdenciários que, há 40 anos, embala os aposentados da cidade. ;Eu adoro esses rolês estranhos de Brasília, com música ;esquisita;;, brinca o músico, que, na verdade, é louco por música antiga. Inclusive, era apaixonado pelas músicas de orquestras dos anos 1970, frequentes no repertório da Brasília Super Rádio. ;Era surreal;, lembra.

Quando, certa madrugada, lá pelas 4h, se deparou, no bar Otelo, com o músico Frank Júnior, que tocava teclado com programações eletrônicas, o músico teve certeza do estilo que queria tocar dali pra frente. Com teclados, programações e efeitos de Dreher, coisas que não costumava tocar ao vivo, o sax com sintetizador de Esdras e a guitarra vintage de Jatobá, eles começaram a fazer versões de músicas antigas.

Só tinha um problema. ;Tá muito lento!”, reclamavam os idosos, animados e acostumados a dançar até quatro horas seguidas. A banda passou a inserir ritmos mais animados no repertório e, em dado momento, lançou uma coletânea no Spotify. Apesar do clima vintage, do culto ao passado e do público-alvo, até agora, só foi viável distribuir o material digitalmente. ;Para ter disco físico, eu teria que pagar;, explica André.

Confira o vídeo

[VIDEO1]
* Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação