Diversão e Arte

Espaço Cultural do Choro projeta novo CD de Keilah Diniz

Amazônia e cerrado são alguns dos temas abordados nas composições de Keilah Diniz

Irlam Rocha Lima
postado em 15/10/2019 06:48

Espaço Cultural do Choro projeta novo CD de Keilah Diniz

Tema tão em voga atualmente, a consciência ambiental sempre foi uma preocupação de Keilah Diniz. A cantora e compositora nascida em Nova Aurora (GO), graduada em música pela Universidade de Brasília (UnB), deixou isso claro já em seus primeiros discos, Amazônia... a Deus e Cores da mata, lançados em 1988 e 2002, respectivamente.

No trabalho que desenvolve há 50 anos, a artista mostra reverência à natureza e engajamento às manifestações culturais e movimentos sociais do país, questões que ela leva hoje (dia 15/10, terça), às 21h, para o palco do Espaço Cultural do Choro, no show de lançamento do Dons, o terceiro álbum, que reúne 12 composições autorais.
;Em Dons, aproveito para traçar, paralelamente à atividade artística, minha trajetória de vida, desde a chegada a Brasília, no começo da década de 1970, até os tempos de agora. Nesta minha narrativa incluo as sensações vividas ao contemplar paisagens do cerrado e o encantamento pela cultura dos povos e da Floresta Amazônica;, destaca Keilah.

[SAIBAMAIS] O CD com 12 faixas autorais traz, na abertura, Fios, inspirada nas peças de artesanato criadas com capim-dourado do Jalapão, de Tocantins. É muito bonito remete à flora do cerrado, enquanto em O futuro chegou, a cantora lembra da chegada a Brasília, à época da ditadura militar. O enfoque sobre a Amazônia está presente em É verde, Juruá (dedicada a Moisés Piyako, liderança do povo Ashaninka).

Trilha sonora


Capitolino foi composta para a trilha sonora da peça de teatro As aventuras de um diabo malandro. ;Esta música, feita em 1980, depois de um sobrevoo da Floresta Amazônica, continua muito atual por focalizar um personagem invasor e explorador da floresta;, diz Keilah. Em Clara, ela se atém ao encontro de um mestre espiritual com a mentora, a rainha da floresta, a partir de letra escrita a quatro mãos por Silene Farias e Francis Maris. A canção integra o repertório do folguedo acreano Jabuti Bumbá.

Todos os discos de Keilah foram gravados aqui na cidade, com a participação de músicos brasilienses. O maestro Eugênio Matos assina a direção musical e arranjos de Amazônia... a Deus e Cores da mata, e Flávio Fonseca, de Dons. Roberto Correa e Sebastião Tapajós marcam presença no Cores da Mata.

Keilah é autora também da trilha sonora de O divisor que nos une, filme com direção de Maristela Bernardo, lançado em 2004. Pelo conjunto da obra e participação em movimentos sociais, ela foi agraciada com o Prêmio Chico Mendes, em 2007, na categoria Arte e Cultura, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. Seis anos depois, tomou parte do festival Jam à Montreux, na Suíça.

Hoje, no show de lançamento do Dons, a cantora terá a companhia de Eugênio Mattos (piano), James Fernandes (violão e baixo elétrico), Nilton de Castro (acordeon), Marcos Ramalho (percussão), Mariana Burlamaqui e Diana Mota (flautas). Haverá ainda a participação de Flávio Fonseca (voz e violão), Stela Brandão (voz), da banda Cheers, e do coro formado por Gabriel Kuran, Nayara Lopes, Marco Burlamaki, Tatiana Diniz e Ana Vilalba.

Keilah Diniz

Show de lançamento do CD Dons, com a participação de banda e convidados. Hoje (dia 15/10, terça), às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulyses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Pontos de venda: bilheteria do Clube do Choro e rede de lojas Bilheteria Digital, em shoppings da cidade. Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação