Diversão e Arte

Artistas se reúnem na cidade para discutir a linguagem do teatro musical

Durante quatro dias, a 1ª Mostra de Teatro Independente Musical (MoTIM) promove debates, entrevistas, oficinas e espetáculos gratuitos

ROBERTA PINHEIRO
Roberta Pinheiro
postado em 24/10/2019 06:10
[FOTO1]

Para questionar a linguagem, o preconceito e o que se faz no Brasil e na cidade em termos de teatro musical, nasceu a 1; Mostra de Teatro Independente Musical (MoTIM). As notas musicais extrapolam o formato original da música e ganham corpo de dramaturgia, de dança, de teatro, de musical. Em cena, as linhas delimitantes entre as expressões artísticas são, muitas vezes, difíceis de conceituar.

[SAIBAMAIS] Durante quatro dias, de hoje até domingo, haverá rodas de debates, entrevistas, oficinas com diretores e produtores nacionais e locais, além de quatro espetáculos gratuitos. Idealizada pela diretora Élia Cavalcante, que há 10 anos trabalha com teatro musical em Brasília ao lado da Actus Produções. O objetivo do evento é questionar como o brasileiro pensa e atua com essa linguagem, para além do universo americanizado da Broadway. ;Somos um povo muito musical. Já fazíamos teatro musical na época do teatro de revista, trabalhando com música e coreografia. Então, a própria ideia já nos pertence. Apesar de ser a primeira edição, a MoTIM tem uma força muito grande, traz uma ideia política, um questionamento e uma união acima de tudo;, destaca Élia.

A diretora explica que o musical ;é um espetáculo no qual o ator fala, mas pode cantar e esse canto é também texto. A música também ambienta a plateia do clímax da narrativa. Por fim, o musical tem uma função de englobar todos os gêneros: a música, o texto e a dança;, descreve. Por isso, a artista precisa trabalhar as múltiplas possibilidades do corpo e da atuação. ;Precisa deixar tudo isso muito orgânico. São competências muito parecidas com a do circo, a potência da dificuldade e da apreciação;, acrescenta.

Além de importante celeiro de artistas para os grandes palcos do país, Brasília tem crescido tanto na produção de espetáculos quanto recebendo peças nacionais e internacionais. Durante a mostra, quatro grupos brasilienses apresentam distintas produções e revelam as múltiplas possibilidades existentes dentro do gênero. ;A abertura hoje é com Os Saltimbancos, do Hugo Rodas, uma dramaturgia que foi pensada em teatro musical. No último dia, por exemplo, temos Lisbela e o prisioneiro, que tem uma trilha sonora legal, uma boa história e a gente resolveu unir esses dois elementos colocando no palco mais músicas brasileiras. Ou seja, é o teatro musical com a potência que ele tem de transformação;, resume a diretora e idealizadora da MoTIM.

1; Mostra de Teatro Independente Musical (MoTIM)

No Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental) e no Espaço Cena (205 Norte). Até domingo, 27 de outubro. Entrada gratuita.
Detalhes da programação na página do Facebook do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação