Diversão e Arte

Cantor e compositor Thiago Amud apresenta novo trabalho em Brasília

Ao lado de Guinga, o carioca toca no Teatro da Caixa no sábado e no domingo

Irlam Rocha Lima
postado em 24/10/2019 06:20
[FOTO1]

Pode-se dizer que Thiago Amud é artista desde sempre. A vocação para a música surgiu ainda na infância e, com 17 anos, já exibia talento publicamente, ao dar início à carreira de cantor e compositor, participando de festivais. Num deles chamou a atenção do consagrado Guinga, com quem, logo em seguida, viria dividir parceria.

[SAIBAMAIS] Thiago Amud, cantor, compositor, músico e arranjador carioca que se apresenta neste fim de semana em Brasília, demorou a lançar o primeiro disco. Isso só ocorreu em 2010, quando chegou ao mercado com Sacradança, lançado pela Delira Música. O álbum foi recebido com elogios pela crítica. Aquiles, um dos integrantes do MPB-4, por exemplo, destacou: ;Surpreendente é a sua música. Admirável é o seu desprendimento;. Francis Hime foi além dando o seu aval, ao dividir música com o jovem compositor.

Desde então, o trabalho de Thiago passou a ser considerado um dos mais expressivos e originais de sua geração. Canções autorais ; algumas com parceiros ; foram gravadas por Milton Nascimento, Sérgio Mendes, Alcione, Ana Carolina, Simone Guimarães, Mariana Baltar e o grupo vocal Garganta Profunda, só para citar alguns.

No final de 2013, ele lançou De ponta a ponta tudo é praia-palma, o segundo CD de composições autorais, cujo conjunto foi definido como ;uma visão vertiginosa e onírica sobre a formação do Brasil e da crise de identidade nacional;. A produção teve a assinatura do guitrarrista JR Tostoi, da banda Vulgue Tostoi.

Paralelamente, Thiago participou do programa Som Brasil ; Festivais, da TV Globo, foi lá que ficou conhecido nacionalmente por interpretar Domingo no Parque (Gilberto Gil) e Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio) e Filho Maravilha (Jorge Ben Jor), em duo com Maria Alcina ; que havia defendido a música, no Festival Internacional da Canção de 1972.

;Dividi também com Ivo Senra a direção musical e os arranjos de Todo mundo é bom, disco-manifesto do Coletivo Chama e também do espetáculo Coletivo Chama canta Mário de Andrade, especialmente preparado a convite da Funarte para a 21; Bienal da Música Brasileira Contemporânea, na Sala Cecília Meirelles;, lembra.

Símbolos brasileiros


O cinema que o sol não apaga, o terceiro disco que Thiago vem lançar em Brasília, com show sábado, às 20h, e domingo, às 19h, traz 16 faixas. Quatorze são totalmente autorais, entre elas A mais bela cena, Calunga e Sebastião, Desamanhecido, Tênias e Falenas, 2022 e Cantilena alada. As outras duas, Brasileia e Catirina desejosa ele fez com Guinga e Edu Kneip, respectivamente.

A esse trabalho, dedicado ao músico e compositor mineiro Nelson Angelo (;sócio; do Clube da Esquina), o cantor empresta a voz e, eventualmente o violão, a uma jornada por vasta gama de símbolos brasileiros, na qual crítica, sarcasmo e desilusão coexistem com bom humor, esperança e comunhão. Coproduzido por Ivo Senra, Sílvio Faga e Paulo Almeida, o CD reuniu 73 instrumentistas.

Thiago Amud esteve outras vezes na cidade e, numa delas, na condição de convidado do amigo Guinga, em apresentação no Teatro Garagem do Sesc, Agora, de volta ao Teatro da Caixa, os papéis se invertem. ;Terei a honra de contar com Guinga ao meu lado no palco. Na primeira parte, sozinho em cena, mostro músicas do novo trabalho, outras dos discos anteriores e também duas inéditas. Na segunda parte, divido com o mestre a interpretação de parcerias nossas como Avenida Atlântica e Brasileia;, adianta.

Parceiro e amigo de Thiago há vários anos, Guinga o vê como um artista completo. ;Cantor, compositor, músico e arranjador, ele subverte a ordem em seu processo criativo em sua obra, produzindo uma música de grande beleza literária e estética. Embora me tome como mestre, e sejamos parceiros em 15 canções, o vejo mais como discípulo literário de Caetano Veloso e Aldir Blanc;, ressalta.


Thiago Amud

Show de lançamento do CD De ponta a ponta tudo é praia-palma do cantor e compositor carioca sábado às 20h e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação