Diversão e Arte

Morre, aos 74 anos, o cantor Walter Franco, um dos ''malditos da MPB''

O músico estava internado desde o inicio do mês após sofrer um AVC

postado em 24/10/2019 09:53
[FOTO1]Um dos grandes nomes da vanguarda paulista, o cantor e compositor Walter Franco morreu nesta quinta-feira (24/10), em São Paulo, aos 74 anos. Ele estava internado em um hospital particular por conta de um AVC sofrido no começo de outubro. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais. ;Agradeço a todas as orações e boas vibrações nesses últimos dias, mas sinto dar a notícia de que nosso Walter Franco partiu tranquilamente, nos deixando nessa madrugada;, informa a publicação.

O músico ficou conhecido como um do grupo dos ;malditos da MPB;, que envolvia artistas com propostas mais ousadas do que as apresentadas musicalmente nas décadas de 1970 e 1980, como Jards Macalé e Luiz Melodia ; e ganhou destaque ao apresentar a música Cabeça, no Festival Internacional da Canção. A música, provocativa e talentosa, causou reações diferentes entre o público e os críticos da época, além de outras canções que foram sucesso, como Coração Tranquilo, Respire Fundo, entre outros.

Walter Franco viveu um grande momento nas rádios do país, lançando Vela aberta, Serra do luar, Feito gente e Canalha, músicas que traziam uma modernidade inimaginável para a época. Utilizando a voz para reproduzir instrumentos, compondo a partir de pequenos e ácidos versos e apresentando sons complexos realizados a partir de experimentações, tanto atormentou como encantou muitos apreciadores da MPB. Bandas brasilienses como Joe Silhutea e Consuelo têm em Walter Franco uma referência.

O repertório do músico contou com seis álbuns, sendo Revolver (1975) o mais impactante e aclamado, com letras provenientes de muito estudo e ritmos diferentes para os padrões da música brasileira. O artista preparava, após 18 anos de hiato, o lançamento de LISTEN ; ResiLIência e ResiSTÊNcia, mais um disco com músicas autorais, que estava sendo produzido em conjunto com o filho Diogo Franco. O lançamento póstumo deve acontecer em breve.

Recentemente, por conta dos problemas de saúde e das cirurgias cardíacas, Walter Franco realizava apresentações esporádicas, mas que sempre contavam com a presença de um público atrelado à diferentes gerações. O velório do cantor e a cremação do corpo foram realizados ontem, em São Paulo.

Nas redes sociais

Serginho Groisman

;Estou muito triste com a morte de Walter Franco. Um cantor e compositor que cantava às vezes como João Gilberto, às vezes como Sepultura. Letras poderosas e músicas sempre contemporâneas. Amigo gentil fica em paz. Deixou versos como ;eternamente é ter na mente.;

Titãs

;Nossos sentimentos à família, amigos e fãs do Walter Franco, o brilhante compositor, músico e amigo que morreu ontem. Walter foi um dos mais criativos e instigantes compositores da MPB, e influenciou muito o nosso trabalho;.


Arnaldo Baptista

É uma dor Canalha...


Relembre algumas músicas de Walter Franco:




*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação