postado em 28/10/2019 07:16
[FOTO3]Com mais festivais e eventos genuinamente brasilienses consolidados na cidade, Brasília abraça de vez a veia para a criação de projetos artísticos e de entretenimento. Nas últimas semanas, três iniciativas foram anunciadas. Em comum, elas têm fato de serem produzidas por idealizadores com experiência, a característica de abrigar num mesmo espaço diferentes vertentes e ainda a ideia de ressignificação de espaços.
No último dia 20 ocorreu o lançamento oficial do Cali Republic Gallery, no Gilberto Salomão. O projeto foi idealizado pelos integrantes da Funn Entretenimento e é uma área em formato de galeria com loja de roupas, bar, cafeteria, barbearia, coworking, tabacaria e espaço para eventos.
;A gente já vinha (da experiência) de outros espaços físicos, como o Mercadito e o VB (bar Versão Brasileira). Surgiu a oportunidade de negócio de adquirir uma barbearia. Vimos como uma ótima opção, mas a gente queria ir um pouco além. Então, um ano depois (da compra), fizemos essa formatação de espaço plural;, explica Pedro Caetano, um dos proprietários.
Como a equipe tem expertise e por uma característica antiga do local que eles buscam resgatar, veio a ideia de também ser cenário de eventos. ;Vai ter esse espaço para eventos, que são festas mais intimistas para até 300 pessoas. O Gilberto Salomão clama por eventos, iguais aos dos tempos áureos;, analisa Pedro Caetano. O primeiro projeto é a festa quinzenal Cali Sessions, que, a cada edição, terá um novo ritmo contemplado.
Projeto de expansão
[FOTO1]
A partir de quinta-feira, o projeto
Hidden, proposta de itinerância que une música, vinha, gastronomia e happy hour, terá uma espécie de expansão. ;Toda vez que Hidden acaba, os frequentadores pedem alguma coisa no período da chuva. Desde o ano passado, comecei a tentar construir alguma coisa. O principal era buscar algo que as pessoas não se molhassem. Esse é um momento em que há em Brasília muitas lajes corporativas para serem alugadas. Estávamos procurando uma, até que nos encontramos;, explica a produtora cultural Mari Braga.
Assim surgiu o Floor que ocupará a garagem do ION Escritório Eficiente, na 601 Norte, até 29 de fevereiro. ;Vem no mesmo conceito do Hidden, com ordem de chegada e autosserviço, aquela coisa bem democrática. O que tem de diferente é que, agora, vamos divulgar o estilo das atrações musicais de cada dia. Mas vai continuar sendo segredo quem vai se apresentar;, completa.
Mais reservado que o Hidden, o Floor abriga até 150 pessoas. Em relação a curadoria das atrações, Mari Braga diz: ;Nos tornamos um palco para essa galera (de Brasília). Então vamos apostar nas atrações locais e com uma pegada mais jazz. Mas também terá alguns tributos e covers. Vamos divulgar toda quarta-feira os estilos da semana;, adianta. O Floor funcionará de quinta a sábado, das 18h às 2h.
Nova temporada
Responsável pelo Bud Basement, a Influenza Produções lança o festival
Pavilhão luz, que será de 11 de novembro até 22 de dezembro.
O festival nasce unindo três pilares ; música, arte e ressignificação ;, com shows, exposições e performances. , mesclados a artistas locais. ;No Pavilhão Luz tentamos diversificar e observar as tendências do mercado;, adianta Felipe Colares, um dos produtores.
O Pavilhão Azul ainda convidará seis artistas para assinarem obras dentro do cenário, que ficarão expostas em minigalerias e como instalações artísticas. Outro aspecto do projeto é trazer benfeitorias ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. ;Existe um movimento crescente em Brasília de ocupação, que é de levar gente e vida aos locais, mas também de dar benfeitorias, que é o que queremos fazer;, completa Colares.