Diversão e Arte

Pré-estreia de 'A vida invisível' lota Cine Brasília

A pré-estreia de 'A vida invisível' em Brasília contou com a presença do diretor Karim Aïnouz e da diretora-assistente Nina Kopko, além de um debate que enfatizou a presença e a força das mulheres da trama

Geovana Melo*
postado em 29/10/2019 19:06
[FOTO1]

Na última segunda-feira (28/10), o Cine Brasília recebeu a pré-estreia do longa-metragem A vida invisível, . Na ocasião, estavam presentes o diretor Karim A;nouz e a diretora-assistente Nina Kopko, que participaram de um debate com o público após o fim da sessão.

O filme narra a trajetória das irmãs Eurídice e Guida que foram separadas após o pai expulsar Guida de casa, em decorrência de uma gravidez fora do casamento. Ambientado na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1950, a produção mostra um retrato machista e misógino, que se perpetua até os dias de hoje.

[SAIBAMAIS]Em entrevista ao Correio, Nina Kopko, diretora-assistente, falou sobre o filme: ;Ele passa nos anos 1950, mas ele vem para os dias de hoje. Justamente para mostrar como essa invisibilidade das mulheres, essa opressão contra as mulheres é uma continuidade, isso vem até hoje;.
Durante a sessão, que durou um pouco mais de duas horas, foi possível se deparar com reações extremas, mas que emocionaram o público: de um lado cenas que arracaram risos da plateia, do outro cenas que fizeram o público chorar.

Após a exibição foi realizado um bate-papo com a equipe do filme e os espectadores. Ao ser questionado pelo motivo que levou Karim a abordar a temática feminina, o cineasta pontua: ;Me interessava falar sobre a rede de mulheres e o quanto isso as tornou mais fortes para superar as adversidades, numa época em que ainda nem se falava em sororidade. E, claro, queria falar das figuras masculinas também, que afogam essas mulheres, e as tornam invisíveis até hoje".

Inspirado no livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, a história chegou à Karim em 2015, depois do produtor Rodrigo Teixeira ter comprado os direitos do livro. ;Era a vida da minha mãe, da minha avó e, agora, estou descobrindo que é a história de quase todas as mulheres;, conta Karim.

Os ingressos para a pré-estreia no Cine Brasília esgotaram em menos de 48 horas. O longa-metragem chega às salas de cinema brasileiras em 21 de novembro.


*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação