Diversão e Arte

Família Addams chega ao cinema, pela primeira vez, em versão animada

A família 'esquisita' tem o desafio de fixar residência nova e provoca confusões hilárias, na primeira animação que estrela

Ricardo Daehn
postado em 31/10/2019 06:10
[FOTO1]

Os divertidos personagens de A família Addams chegam, nesta quinta-feira (31/10), aos cinemas, pela primeira vez, em versão animada. Serão eternamente cultuados, pelo que indica o talento do cartunista Charles Addams, morto há 30 anos. Durante mais de 50 anos, ele testemunhou o sucesso do casal Mortícia e Gomez, que, junto a toda sorte de parentes, protagonizou a série de tevê Os monstros e inspirou de musical da Broadway a longa-metragem, que eternizou as composições de atores como Anjelica Huston e Raul Julia.

[SAIBAMAIS] O desafio da dupla que encarou a adaptação para filme de animação, Conrad Vernon e Greg Tiernan, esteve em revisitar o material, com dose de renovação. ;Em cada perspectiva e revisão de trama, se estabelecia a imagem de uma família com enorme solidez. Queríamos contar as origens deles e especular fatores que envolvessem o comportamento de todos em locais que os circulam;, observou Conrad Vernon em material de divulgação.

Harmonizar entretenimento para crianças e adultos veio da experiência de cada um dos diretores: Conrad Vernon, por exemplo, respondeu pelo longa Shrek 2 (2004); enquanto Tiernan deu vida ao polêmico projeto Festa da Salsicha (2016).

Duas frentes de enredo dominam o roteiro a cargo de Matt Lieberman: além de uma impensável tentativa de ajuste da família para uma nova vizinhança, em Nova Jersey (EUA); o filho, chamado Feioso, deve encarar o processo de amadurecimento, tendo pela frente os trâmites que o levarão aos festejos de uma tradição na família ; o sabre mazurka.

Também filha de Mortícia e Gomez, a pequena Wandinha ganha o direito de frequentar a escola pública e de interagir com seres humanos, combatendo bullying e estreitando os laços de amizade com a frágil Parker.

Agitação


O leque de estranhezas habita muitas das situações do cotidiano da família Addams. A começar por Mortícia, que precisa apelar para ferramentas na hora de se vestir e usa as cinzas do pai e da mãe com fins cosméticos. Instalado no que teria sido um manicômio, cada um dos integrantes tem seu momento de importância na telona. Treze anos antes dos eventos que ocupam em maior escala a duração do filme, a integração entre o monstruoso e calado mordomo Tropeço e a agitada e desgarrada Mãozinha vai desembocar no arranjo musical, consagrado pelo estalar de dedos, que anuncia a chegada da família Addams.

Outras estreias

Filha de Mortícia, Wandinha tenta um novo caminho pata aflorar a personalidade, em 'A família Addams'
O Exterminador do Futuro: Destino sombrio

Diretor de uma das maiores bilheterias de 2016, Deadpool, Tim Miller conduz o sexto episódio da franquia que volta a reunir os astros Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton.

A odisseia dos tontos

Filme escolhido pela Argentina para tentar uma vaga no Oscar, o longa de Sebastián Borensztein traz o astro Ricardo Darín tentando fazer justiça, ao lado de um bando de falidos, diante das medidas econômicas extremadas adotadas pelo governo argentino em 2001.

Maria do Caritó

Um dos diretores da temporada de Malhação, em 2014, João Paulo Jabur assina o longa estrelado por Lilia Cabral, no qual ela vive uma mulher beirando os 50 anos que tem por meta o casamento.

Intruso

Paulo Fontenelle está na direção de um raro exemplar de thriller na filmografia brasileira. O enredo coloca Eriberto Leão interpretando um misterioso invasor que toma de assalto uma casa em que uma família inteira fica refém.

A cidade dos piratas

O universo biográfico e as criações artísticas da cartunista Laerte se fundem na trama de vida de um diretor em crise, em mais uma animação conduzida por Otto Guerra, diretor de longas como Wood & Stock: Sexo, orégano e rock;n;roll.

[FOTO3]
Rogéria, senhor Astolfo Barroso Pinto

Em cartaz, às 16h, no Cine Brasília (EQS 106/107), o documentário de Pedro Gui (também exibido no Espaço Itaú) examina os êxitos e contradições que acompanharam a transformista Rogéria, morta há dois anos. No mesmo cinema, a IV Mostra do Cinema Dominicano, com entrada franca, será aberta amanhã, trazendo o longa Reinbou (às 20h). No filme, um garoto de sete anos ganha uma inesperada chance de conhecer o pai.

Papicha

Longa que causou burburinho no segmento Um Certo Olhar (no Festival de Cannes), o filme de estreia de Mounnia Meddour coloca no centro as questões pessoais da jovem estudante Nedjma, que, interessada por moda, se vê inserida no violento contexto de guerra civil argelina.

Segredos oficiais

Gavin Hood, diretor de Infância roubada, e a estrela Keira Knightley reúnem talentos para revisar a história de vida de uma tradutora que, a fim de impedir a invasão ao Iraque, em 2003, revelou dados secretos governamentais, por meio da quebra de confidencialidade de documentos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação