Diversão e Arte

O Brasil pede passagem

Prêmio homenageia Claudio Santoro em evento que reúne Ronaldo Bastos, Roberto Menescal e Jaques Morelembaum

postado em 31/10/2019 04:17
[FOTO1]

Há cinco anos, durante três dias do mês de novembro, a capital é anfitriã de cantores, compositores, instrumentistas e grupos de diversas regiões do país, que aqui se juntam a companheiros de ofício brasilienses no Prêmio Profissionais da Música (PPM). A edição do evento em 2019 ocorre de amanhã a domingo e se espalha por toda a cidade, com atividades variadas em horários diversos.

Iniciativa da GRV Media, Música e Entretenimento, o prêmio tem como homenageados na quinta edição o compositor e maestro Claudio Santoro ; criador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional ; o letrista e produtor Ronaldo Bastos (um dos pilares do Clube da Equina) e o produtor cultural Genildo Fonseca.

;O PPN se tornou conhecido e popular entre profissionais da música no Brasil, com recorde de concorrentes. É impressionante a participação do público na fase de votação e presença durante shows, seminários, painéis oferecidos pela programação;, destaca Gustavo Ribeiro Vasconcellos, idealizador e produtor. ;Os ventos não estão favoráveis para a cultura, mas quem vive de música sabe que desistir não é escolha adequada;, acrescenta.


A abertura oficial do Profissionais da Música ocorre amanhã, às 10h, em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, sob a presidência do deputado Rafael Prudente, com moção e louvor aos participantes do prêmio e homenagem in memorian ao maestro Claudio Santoro, propostas pela deputada Arlete Sampaio.

Na extensa programação estão em destaque o show comemorativo dos 35 anos de carreira do rapper brasiliense Raffa Santoro, amanhã, às 19h, no Teatro Plínio Marcos; apresentação da pianista Délia Fischer e outras artistas, sábado, às 19h, no mesmo local; do bloco Exagerado (tocando sucessos de Cazuza), sábado, às 19h, no Bar Brahma; show do violoncelista Jaques Morelembaum, sábado, às 21h, no Espaço Cultural do Choro.

Chama a atenção, ainda, o lançamento dos livros Planet Hemp: Mantenha o respeito (Pedro de Luna) e Quelé, A Voz da Cor, biografia de Clementina de Jesus (Janaína Marquesini), amanhã, às 17h30; Discobiogafia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira, e Discobiografia Legionária (Ctis Fuscaldo); Vivendo de Música, por incrível que pareça (Thiago Gomes), sábado, a partir das 16h; Hotel Universo ; A poética de Ronaldo Bastos, domingo, às 17h. Todos os lançamentos serão na Praça Central do Pier 21.

Surpresa

O local receberá no domingo, às 17h30, o painel Do Clássico ao Popular ; 100 Anos de Música Brasileira, com Roberto Menescal e Jaques Morelembaum. Já o encerramento do evento será no Espaço Cultural do Choro, domingo, a partir das 21h, com a premiação dos vencedores em 67 categorias e shows surpresa.

Roberto Menescal, um dos ícones da bossa nova, toma parte do Prêmio Profissionais da Música pela terceira vez. ;Ao lado de Morelembaum, terei oportunidade de focalizar diferentes períodos da nossa música, um bem cultural tão apreciado, tanto no Brasil quanto no exterior, passando pela era de ouro do rádio, bossa nova, Jovem Guarda, Tropicália, Clube da Esquina e outros importantes momentos;, anuncia. ;Passei a me interessar pela música brasileira, ainda bem jovem, depois que ouvi Luiz Gonzaga;, acrescenta.


Violoncelista que integrou as bandas de Tom Jobim e de Caetano Veloso; e gravou com Gilberto Gil, Egberto Gismonti e o jazzista japonês Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelembaum deixa claro sua admiração por Chico Buarque, João Gilberto e Taiguara. ;No show com o Cello Samba Trio, no Clube do Choro, vou homenagear o Chico Buarque, que além de ser um grande compositor e poeta, é um artista que sempre se posicionou em defesa dos menos favorecidos, a favor de uma distribuição de renda mais justa;, ressalta.

Pianista, cantora, compositora e arranjadora, a multiartista Délia Fischer marca presença pela primeira vez no Profissionais da Música. Ela lançou recentemente o álbum Tempo mínimo, recebido com elogios pela crítica. E trabalhou como diretora musical dos aplaudidíssimos espetáculos teatrais Elis, a musical e Beatles num céu de diamantes. No PPM concorre em quatro categorias: arrajandora, instrumentista popular feminina, autora e produtora musical.




"No show com o Cello Samba Trio, no Clube do Choro, vou homenagear o Chico Buarque"
Jaques Morelembaum, instrumentista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação