Diversão e Arte

Banda inglesa The Sisters of Mercy faz show nesta quarta-feira na capital

A banda oitentista, que ajudou a criar o movimento gótico, se apresenta no Toinha

Devana Babu*
postado em 05/11/2019 06:18

[FOTO1]

;Nós somos uma banda de rock;n;roll. E uma banda pop. E uma máquina industrial de groove;. Assim se define a banda inglesa The Sisters of Mercy em seu site oficial. Considerada pioneira do estilo gótico, a banda fundada em Leeds (Inglaterra) em 1980 se apresenta nesta quarta-feira (6/11) à noite no Toinha Brasil Show, com o vocalista, compositor e fundador Andrew Eldritch à frente, os guitarristas Ben Christo e Dylan Smith ao lado e a bateria eletrônica Doktor Avalanche ao fundo.

Naquela cidade inglesa extremamente chuvosa, o jovem intelectual Andrew, um universitário poliglota e baterista terrível, juntou-se ao guitarrista Gary Marx para fazer uma banda e realizar o capricho de tocar no rádio. O nome The Sisters of Mercy foi inspirado em uma música de Leonard Cohen e de uma ordem católica (as irmãs da misericórdia, ou da piedade), presente na trilha sonora do filme McCabe & Mrs Miller, de 1971.

[SAIBAMAIS]Gravaram o single Damage done/watch/home of the hit-me, criaram o selo independente Merciful Release e passaram a se apresentar em universidades e lugares assim. Como Eldritch tocava bateria supermal, logo foi substituído por Doktor Avalanche, uma bateria eletrônica Boss DR-55, ficando apenas nos vocais. Além de inúmeros singles e coletâneas, a banda lançou apenas três álbuns de estúdio até hoje: First and last and always, de 1985, Floodland, de 1987, e Vision thing, de 1990.

Deuses do amor intelectual

Com as palavras deste subtítulo, a banda prossegue sua autodefinição. ;As letras que o Andrew escreve são influenciadas por política, cultura, literatura. Eu acho que ele tem muito conhecimento e talento para tirar dessas influências grandes músicas, e escrever grandes canções;, afirma o guitarrista, sobre o líder da banda, que já chegou a estudar política e letras germânicas e francesas nas universidades de Leeds e Oxford.

No site, a banda se declara ;uma instituição de esquerda; e disponibiliza links como o da Anistia Internacional e do grupo de mobilização LGBT The Sisters of Perpetual Indulgence, o que, para além das letras, evidencia a postura política da banda. Já o lado literário, aliado às melodias densas e ao vocal grave de Eldritch, ajudaram a consolidar as bases do movimento gótico. Para Ben Crhisto, entretanto, o movimento tinha unidade muito mais pelo visual do que pelas temáticas.

;Nós começamos como uma banda gótica, mas, como se sabe, Andrew se afastou do movimento.As pessoas até hoje fazem uma associação muito forte com o nosso passado, porque criamos um movimento cultural intenso, com bandas como Siouxie and The Banshees. Quando penso em música gótica, penso em Cradle of Fielth e músicas que falam sobre esqueletos e bruxas. Mas eu acredito que nossas músicas tem a ver com mistério, enigmas e espiritualidade;, analisa.

Discos e concertos, às vezes

;Nós fazemos discos, às vezes. E tocamos concertos, às vezes;, continuam em sua sempre irônica e controversa apresentação. De fato, a ;gigografia; da banda (lista de shows) é imensamente maior que a discografia. Desde o lançamento do terceiro e último álbum, em 1990, a banda tem excursionado quase que ininterruptamente, tocando praticamente as mesmas músicas. Nesta nova turnê, por outro lado, as coisas parecem estar mudando, e esperanças se afiguram no horizonte.

Para o set de amanhã à noite, além dos grandes clássicos da banda, o público brasiliense pode esperar também músicas ainda inéditas em disco, como Better reptille e Show me, assinadas por Eldritch, Smith e Christo, que têm se tornado os novos parceiros de composição do vocalista. Ao que tudo indica, há um novo álbum em gestação. ;Nós nunca tivemos tanto material escrito como nos últimos dois meses. Mas eu ainda não sei te dizer quando vamos gravar;, explica o guitarrista.

Aos novos músicos que se inspiram no legado da banda, Ben aconselha: ;Se você se sente excitado com algo que queira fazer, vá em frente. Sua paixão pode inspirar várias pessoas. Faça músicas que venham de dentro do seu coração. A inspiração pode ser algo raro e precioso. Se você quer montar uma banda, é importante que a proposta temática seja clara, e saber o que você quer transmitir, qual o tipo de mensagem quer passar e qual será a identidade musical;.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

The Sisters of Mercy

Toinha Brasil Show (SOF Sul, Q. 9, cj. A, lt. 5/8, Guará). Nesta quarta-feira (6/11), às 19h. Show da banda The Sisters of Mercy com abertura da curitibana The Secret Society. Ingressos à partir de R$ 110, à venda pelo Sympla. Menores de 18 anos só entram acompanhados pelo responsável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação