Diversão e Arte

Programa de rádio leva mensagens de força e promove artistas locais do rap

'Liberdade Hip-Hop' comemora neste sábado (9/11) uma nova fase a partir das 14h, no ginásio do bairro São Francisco, com uma programação extensa de shows

Devana Babu*
postado em 09/11/2019 11:21
[FOTO1]

Enquanto a música de um artista independente de hip-hop toca ao fundo, um letreiro colorido pulsa na tela com as palavras ;Liberdade, a rádio show da cidade;. Acaba a música, e a voz do rapper de São Sebastião Negro A anuncia um evento para o fim de semana, seguido de mais duas agendas semelhantes dos rappers Gonagas (Imagem de rua) e Siddim (Alfa Rap). Essas imagens fazem parte de um vídeo disponível na página do Facebook que destaca a ação desses comunicadores para entreter e informar o ouvinte, que pode estar em casa, no carro, ou mesmo grudado em um radinho numa cela da Papuda, ali perto. O programa de rádio é aos sábados e domingos entre as 18h e as 22h.

Ao sintonizar a frequência 98,1, o ouvinte se depara com mensagens como: ;Pai. Tô morrendo de saudade do senhor. Tô bem graças a Deus, se preocupa não que tá tudo bem. Semana que vem vou te visitar. Já deu tudo certo. Te amo;. A mensagem enviada para o radialista, via WhatsApp, é da filha de um dos milhares de homens presos no Complexo Penitenciário da Papuda, situado a poucos quilômetros do perímetro urbano de São Sebastião, onde funciona a rádio comunitária que transmite o programa. Em outra mensagem, uma filha conta para o pai como anda o processo dele. Outro participante, um rapaz, manda ;um salve pros manos; e oferece para eles um som do rapper ceilandense Hungria.

Quando o programa começou, lá pelos idos de 2003/2004, ainda não se chamava Liberdade Hip-Hop nem era apresentado pelo locutor Jota Mix. As coisas foram acontecendo por acaso. Jota foi conhecer, por mera curiosidade, o estúdio onde outro locutor comandava um programa semelhante. Pouco tempo depois, o colega acabou saindo do programa e, a convite do proprietário da emissora, Jota assumiu o programa. ;Na época, eu era apenas um tocador, conta;.

Casualmente, também, começaram a surgir os primeiros pedidos, de moradores de outas cidades, para mandar recados aos parentes detentos. ;O apenado ouve o programa, acha interessante. Tô mandando um alô pra ele;;, conta. ;A princípio, fiquei meio receoso, mas depois vi que era uma coisa natural, positiva pra eles;, conclui.

Jota conta que já chegou a receber entre 40 e 60 recados por programa, e, numa situação, até 200. Para as famílias, é uma maneira de expressar amor e saudade. Para os internos, às vezes, é única comunicação com o mundo exterior. E para os artistas locais, que tocam suas músicas e dão entrevistas, é uma forma eficiente de divulgação e pertencimento comunitário.

A rádio, até este ano, não contava com qualquer apoio financeiro. ;O que me mantém apenas é o gosto, o prazer de ajudar as pessoas, relembrar canções antigas e mostrar as canções atuais do movimento hip-hop. Financeiramente, eu não ganho nada. Apenas o carinho e o respeito das pessoas às quais o programa ajuda bastante, que, no caso, é o apenado. Isso contribui bastante, com um programa social;, conta o locutor que também é um antigo militante das causas sociais da cidade.

Se fosse uma rádio comercial, não daria pra fazer esse tipo de trabalho. Mas como é uma rádio comunitária, que fala a linguagem da comunidade, a gente tem essa liberdade. Tem apenados que já saíram e entraram em contato comigo agradecendo. Lá dentro, ele não tem muito que fazer, então uma palavra amiga, um som que marcou a vida dele, e que possa dar alguma orientação de vida naquela questão que ele tá passando por lá, ajuda muito;, afirma.

Nova Fase

Este ano, o programa foi contemplado pelo último edital do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), e além de produzir 40 programas ao longo do ano, dá as boas vindas à nova fase neste sábado (9/11), a partir das 14h, no ginásio do bairro São Francisco, com shows de Vera Verônika, Markão Aborígine, Donas da Rima, Negro A, Sidimm Alfa Rap, Diga How e Imagem de Rua. Tudo com entrada franca e transmissão ao vivo pela rádio e pela Web TV S2 News.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação