Publicidade

Correio Braziliense

Conheça a nova geração que tem chamado atenção no pop internacional

Nomes como Ava Max, Lil nas X e Lizzo estão na lista


postado em 10/11/2019 06:03

(foto: AFP / ANGELA WEISS / AFP / Jean-Baptiste LACROIX e AFP / Oli SCARFF)
(foto: AFP / ANGELA WEISS / AFP / Jean-Baptiste LACROIX e AFP / Oli SCARFF)

A música pop internacional tem novos representantes. Uma leva de artistas aparece tentando se firmar no cenário, a exemplo de Madonna, Beyoncé, Justin Bieber e Justin Timberlake. A maioria deles aposta no mix de gêneros, bebendo da fonte da música eletrônica. Também há espaço para rap e sons mais acústicos. Conheça a seguir os artistas que estão chamando atenção no pop internacional e se diferenciam da repetição constante no estilo musical.

Ava Max

Nascida em Milwaukee (EUA), Ava Max, 25 anos, é um dos nomes que desponta nas paradas. Com o single Sweet but psycho ela atingiu o topo em 14 países, segundo ranking da Billboard. A canção lançada no ano passado deu fôlego para que a estadunidense continuasse em alta. Mesmo sem ter um álbum completo divulgado, os singles lançados — So am I (com NCT 127, grupo sul-coreano), Slow dance (dueto com AJ Mitchell), Freaking me out, Blood, sweat & years e Torn — têm feito sucesso com o público. Fisicamente, ela é comparada com Lady Gaga. A sonoridade bebe da música eletrônica misturada com o pop e também, em alguns momentos, mostra uma pegada indie.

Billie Eilish

Com apenas 17 anos, a americana de Los Angeles rouba a cena da música pop. Ela tem sido lembrada nos principais prêmios de música e figurado no topo das paradas mundiais. A música mais popular da artista é Bad guy, que integra o disco When we all fall asleep, Where do we go?, lançado neste ano com 14 músicas inéditas e autorais. Billie Eilish estourou em 2017 com Ocean eyes. Até por isso, é possível dizer que 2019 é um momento de maior maturidade na carreira da jovem, que lançou o primeiro trabalho completo e emplacou diversos singles. O pop de Billie mistura eletrônica e indie. A cantora estará no Brasil em 2020 para shows em SP e no RJ.


Lewis Capaldi

O compositor escocês de 23 anos é a sensação no Reino Unido. Ele é dono do álbum mais ouvido no momento, o disco Divinely unispired to a hellish extent (formado por 12 canções inéditas), desbancando artistas como Jonas Brothers e a própria Billie Eilish. O som de Lewis Capaldi lembra bastante o de James Arthur, outro inglês que fez sucesso no pop há alguns anos após vencer o The X factor UK, com canções que destacam as letras — e, consequentemente, a voz do artista — com toques acústicos. Entre os sucessos estão Someone you loved e Bruises.

(foto: Frazer Harrison/Getty Images/AFP e AFP / TOMMASO BODDI)
(foto: Frazer Harrison/Getty Images/AFP e AFP / TOMMASO BODDI)

Lil Nas X 

O americano de Geórgia ganhou destaque neste ano com o hit Old town road. A música superou Despacito, de Luís Fonsi, e One sweet day, de Mariah Carey, ao ficar 17 semanas consecutivas no primeiro lugar da parada Hot 100, ranking das faixas mais ouvidas nos Estados Unidos. O artista começou a carreira musical na internet e virou febre no aplicativo Tik Tok. Agora, ele tenta se manter no auge com outras canções, por isso lançou um EP com oito faixas. A canção de trabalho atual é Panini, a segunda do material. A sonoridade trabalhada por Lil nas X tem o rap, o trap e até o country como referências.

Lizzo

Natural de Detroit, Lizzo, 31 anos, é um belo exemplo de que o pop também abre espaço para o rap. Neste ano, ela conseguiu desbancar Cardie B. ao se tornar a rapper a ocupar mais tempo a parada Billboard Hot 100 com a música Truth hurts, que faz parte do álbum Cuz I love you. A batida da soul music e do pop se misturam as rimas em letras militantes, principalmente, contra a gordofobia, o machismo e a homofobia. Em dezembro, a artista poderá se vista nos cinemas também. Ela foi confirmada no elenco de As golpistas, previsto para estrear no dia 5 nas salas brasileiras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade