Diversão e Arte

Leonardo DiCaprio completa 45 anos; conheça trajetória do ator

A primeira participação do artista foi na TV em 1979

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/11/2019 12:17
[FOTO1]
Ator vencedor do Oscar, ativista em favor do meio ambiente, produtor, Leonardo DiCaprio comemora nesta segunda-feira (11/11) 45 anos de vida. Com extensa carreira e várias indicações a prêmios internacionais, o ator já faz parte da galeria dos grandes nomes do cinema desde os anos 1990.

A carreira de Leonardo DiCaprio começou quando ele ainda era uma criança. A primeira participação creditada do ator foi na série infantil Romper Room, em 1979. Com 5 anos, ele interpretou uma criança em apenas um episódio do programa de TV.

No entanto, foi em 1989 em que DiCaprio entrou de vez na carreira de ator, aos 15 anos. O então adolescente passou a fazer participações curtas de um ou dois episódios em séries, além de comerciais.

A primeira indicação ao Oscar veio no terceiro longa, Gilbert Grape: Aprendiz de sonhador (1993), no papel do coadjuvante Arnie Grape, o irmão do protagonista com uma deficiência mental. O filme de Lasse Hallstrom teve DiCaprio como a única indicação na premiação de 1994.

[SAIBAMAIS]Em 1997, Leonardo DiCaprio decolou de uma vez por todas para o estrelato em Hollywood, com a história do icônico navio Titanic. Após filmes como Romeu%2bJulieta e Diários de adolescente, o ator viu um navio que afundou alavancar a carreira às alturas. O filme foi recordista de prêmios e bilheteria e rendeu ao jovem intérprete de Jack a indicação de melhor ator no Globo de Ouro.

Do final dos anos 1990 e durante os anos 2000 e 2010, DiCaprio colecionou boas atuações e indicações a prêmios, mas demorou para emplacar a primeira estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Foi só em 2016 pela interpretação do caçador Hugh Glass, no drama O regresso, que Leo ganhou o primeiro Oscar. Na época, o ator já era piada por ter sido indicado cinco vezes ao prêmio sem ganhar nenhuma sequer. O esforço do ator no filme foi tanto que ele chegou a comer um fígado de bisão cru durante as filmagens.

Atualmente, Leonardo DiCaprio permanece atuando e tem status de um dos atores norte-americanos mais respeitados. Em 2019, viveu Rick Dalton na nona produção de Quentin Tarantino, Era uma vez em Hollywood. A forma como fez o papel o colocou como um dos principais cotados para a temporada de premiações de 2020.

Além de ator, Leonardo DiCaprio tem extensa carreira de produtor. Ele assinou mais de 70 produções. O meio ambiente é outra pauta que ele é focado. Ativista, usa a influência como estrela de cinema para levantar a bandeira da proteção do planeta, utilizou, inclusive, do tempo de discurso do único Oscar que ganhou para falar sobre as questões ambientais, como aquecimento global e desmatamento das florestas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação