Diversão e Arte

Rappers do DF conquistam vagas do Centro-Oeste no Duelo Nacional de MCs

Morador de Planaltina, Jhon MC foi o campeão regional, e Hate Aleatório, do Recanto das Emas, o vice

Lucas Batista*
postado em 11/11/2019 14:14

[FOTO1]

O Distrito Federal e o Centro-Oeste estão muito bem representados no Duelo Nacional de MCs, maior evento de batalhas de rimas do Brasil. Os rappers Enrique de Amorim e Jhonatan Brito, mais conhecidos como Hate Aleatório e Jhon MC respectivamente, conquistaram as vagas regionais neste domingo (10/11), no Mato Grosso do Sul. Agora o foco é no maior desafio que ocorrerá em 14 e 15 de dezembro, em Belo Horizonte.

Morador do Vale do Amanhecer, em Planaltina, Jhon MC foi o grande campeão regional desta edição. O arquiteto e urbanista, de 26 anos, se inseriu no movimento hip-hop aos 14 anos, quando dançava break, ainda sem contato com MCs de freestyle. O primeiro encontro com as batalhas foi apenas em 2016 no próprio bairro: ;Passei pela batalha para assistir, na ocasião faltava um MC para fechar a lista e me perguntaram se eu rimava também. Vi pessoas com quem cresci e pensei "se eles estão dizendo que sabem, eu também sei". Porque, até então, nunca os havia visto rimar. Topei participar e cheguei a semifinal;, conta o estudioso rapper que, desde então, nunca mais parou de frequentar os duelos semanais.

Além de apaixonado pelo freestyle, Jhon é um dos grandes representantes do DF no estilo, esta foi a segunda vez que ele participou das seletivas regionais. Na primeira, acabou sendo eliminado pelo atual campeão nacional, Miliano, do Mato Grosso do Sul. Nesta oportunidade, a preparação foi intensa para que não acontecesse o mesmo resultado. "Psicologicamente venho me preparando desde o ano passado. Em relação ao freestyle, costumo ler, estudar e aprender sempre sobre coisas novas. No fim das contas, rimar é a parte fácil, difícil é ter o que dizer;, relata.

Representar o sonho de muitos MCs de toda região não é tarefa fácil, segundo Jhonatan é um misto de gratidão e reconhecimento, e por isso tudo uma emoção indescritível. ;O processo seletivo foi extenso, só no DF houveram mais de 50 batalhas envolvidas, expandindo para os demais estados facilmente ultrapassam os 600 MCs batalhando por estas vagas. É realmente uma grande felicidade saber que todo o esforço, suor e apoio me trouxeram até aqui. É um sonho para cada um dos MCs e um sonho coletivo para os que nos cercam;.

[SAIBAMAIS]Já o rapper de 19 anos, Hate Aleatório participou pela primeira vez de uma seletiva regional, mas já chegou com pé na porta, se sagrando vice-campeão e conquistando as passagens para Minas Gerais. Representando o Recanto das Emas por onde passa, ele diz que não pensava em viver este momento, mas sempre acreditou que teria grandes conquistas. ;Quando entrei para esse mundo das batalhas de MCs não imaginei algo assim, mas quando percebi que tinha dom e capacidade de conquistar, já me imaginei em grandes lugares tendo grandes vitórias;, explica.

O jovem, que também começou na música em 2016 -- na época escrevendo poesias para aulas de português -- depois passou a rimar com amigos nos intervalos da escola até que inicou a participação em batalhas de freestyle. ;Arte na minha vida só está abaixo da família, a importância dela é algo imensurável. Mudou minha vida, minha mente. É algo que bate de frente com todos os problemas da sociedade e deixa a vida interessante;, diz em entrevista ao Correio.

O fim de 2019 tem sido especial para Hate. Em menos de um mês, o rapper foi campeão, lançou o single Gol quadrado, ao lado de RuProblema, que chegou a mais de 5 mil visualizações no YouTube em menos de dois dias de lançamento, e agora a vaga para o nacional. ;Vejo esse momento de ascensão da minha vida como fruto de muito trabalho, estudo, correria intensa, simplesmente dando a vida pela arte e buscando ser o máximo profissional possível em todos os âmbitos. Eu sempre foco em fazer por merecer minhas conquistas, acredito que mereço tudo isso;, revela.

Ouça ;Gol quadrado; de Hate Aleatório e RuProblema


Rivalidade Sadia

Companheiros de viagem, parceiros de mesmo sonho, mas rivais nas batalhas. Por terem alto nível, os MCs acabam se enfrentando bastante nos duelos, o que cria uma disputa entre os dois. Na Seletiva Estadual, Jhon e Hate se enfrentaram e o morador do Recanto levou a melhor. Já na Regional, o arquiteto foi o vencedor. Mesmo com os duelos, os dois mantém uma amizade, contribuindo para uma rivalidade sadia.

;A batalha tem cláusulas que devem ser seguidas, então não dá para pegar leve só porque é amigo ou algo do tipo. Tem sim uma rivalidade sadia entre nós, que, no final das contas, acaba ajudando a subir nosso nível na batalha, já que ninguém quer perder;, avalia Hate.

Jhon completa que se motiva mais quando enfrenta oponentes como Enrique: ;Todas as vezes em que nos enfrentamos foram batalhas muito disputadas, em que detalhes mínimos definiram o campeão. O Hate é um oponente de alto nível e é versátil em relação as temáticas que aborda. Isso me obriga a no mínimo entregar o mesmo, assim ambos evoluímos;.

Com a amizade na mala, os dois retornam a Brasília para continuarem evoluindo para a maior batalha de MCs, que além de oferecer um grande reconhecimento no cenário do hip-hop, tem prêmios em dinheiro. Ano passado, o vencedor levou para casa R$ 10 mil, desta vez a premiação será surpresa, gerando grande expectativa.

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação