Diversão e Arte

Festival Chica de Ouro celebra o cinema dentro de escola de São Sebastião

A iniciativa ocorre há seis anos em escola de ensino médio

Hannah Sombra*
postado em 11/11/2019 19:10
Com o nome em homenagem a cadelinha Chica, o Centro Educacional São Francisco, escola de ensino médio de São Sebastião, promove há seis anos o festival Chica de Ouro, projeto em que os alunos e a comunidade se tornam produtores, diretores e atores de cinema.

;O cinema é extremamente importante para a comunidade, e como o projeto é aberto para todos, a sociedade tem a oportunidade de ter contato com audiovisual e participar do projeto Chica de Ouro, fazendo-o crescer e tornando a sociedade protagonista desse lindo projeto;, explica Jeferson Dias, estudante de jornalismo e um dos produtores do festival.

[SAIBAMAIS]A ideia nasceu com a ex-diretora da escola, Ghislaine Cecília, ou como é chamada pelos alunos Ghísa. A ideia era tornar o Chicão -- apelido dado a instituição -- mais envolvimento com projetos audiovisuais. ;A ex-diretora chamou um grupo de alunos para criar um festival de cinema, em que os alunos fossem os protagonistas e os diretores. Assim o grupo de alunos executa o festival, que é um sucesso até hoje;, conta o estudante.

A produção do festival tem início no começo do segundo semestre do ano, com a divulgação do tema e edital a serem seguidos. ;Primeiro publicamos o edital para a escola e a comunidade, para eles poderem se inscrever e produzir os filmes para serem exibidos no festival, que é realizado normalmente em uma semana começando da segunda até sexta com três sessões pela manhã e três sessões pelo período da tarde;, declara.

Este ano, o tema estabelecido foi "A mulher no mundo". A mostra começa nesta segunda-feira (11/11) na própria escola. Além das exibições do filme, um museu dedicado à figuras femininas foi montado.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação