postado em 12/11/2019 04:16
[FOTO1]O Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão - associação sem fins lucrativos de direito privado, fundado em Brasília em 2004, formado por esposas e esposos de embaixadores, organizou um encontro beneficente na Embaixada da Espanha, para o International Tapas Fiesta. Na quarta-feira (20), das 13h às 17h.
Um resgate cultural
Na terça-feira (5), o antigo e, infelizmente, abandonado Teatro Dulcina de Moraes (inaugurado em 21 de abril de 1980) abriu suas portas, para que um grupo comandado pelo Comitê de Cultura/ Núcleo Brasília do grupo Mulheres do Brasil fizesse um evento, naquele palco que já teve dias de glória.
Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, estabelecido por lei desde 1970, e com a intenção de iniciar um processo de revitalização/restauração daquele espaço que sempre deu tanta importância às artes cênicas.
Acrescentaram à programação um Tributo a Rui Barbosa (1849-1923), comemorando a data de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata.
Depois de uma roda de conversa, sobre A mulher na cultura brasileira, tendo como mediadora a jornalista Dad Squarisi, a cineasta Núbia Santana discorreu sobre o tema O Brasil multicultural e o papel da mulher na cultura brasileira.
A idealizadora do projeto foi Cleuza Brandão. A programação se organizou com base no livro Cartas à noiva, uma coletânea de textos românticos, escritos por Rui Barbosa para a futura esposa.
A professora pioneira e presidente da Ação Social do Planalto, Natanry Osorio (foto), que atuou ao lado de Dulcina de Moraes naquele mesmo teatro, foi a encarregada de apresentar as cartas ao público, com uma leitura dramática de alguns textos.
A poeta Marina Mara fez uma narrativa para contextualizar os textos e a história do escritor e do país.
Houve uma performance do Grupo Nota 10, do Instituto Lumiarte, para declamar os pensamentos de Rui Barbosa.
Embora tenhamos saído do espetáculo com o coração apertado, por causa do estado das dependências e do abandono em que se encontra, restou-nos um fio de esperança, uma grande torcida, para que o Tributo a Rui Barbosa tenha sido apenas o start para uma grande jornada de empenho e trabalho, no sentido de trazer para o mundo cultural de Brasília aquela sala de espetáculos, que já foi o berço e o princípio da carreira de muitos atores, que, inspirados na grande Dulcina de Moraes, seguiram carreira nas artes cênicas.
PINCELADAS
Carmen Minuzzi (foto) vai celebrar os cinco anos de fundação do Instituto de Cultura de Brasília (ICB) , com um almoço no Restaurante Paris, no Shopping ID, na quinta-feira (14).
Para entregar ao mundo das artes e cultura de Brasília a Galeria Olaria, um novo espaço inaugurado na sexta feira (1;), na Asa Norte, Sara Almeida e Letícia Santos abriram a exposição do artista Rubem Valentim. A galeria fica no Bloco D da Quadra 716 Norte, Loja 18.
Será hoje, às 18h, no ParlaMundi, a solenidade de comemoração do 9; aniversário de fundação da Academia de Letras do Brasil Distrito Federal (ALB/DF), presidida por Vânia Moreira Diniz, que transmitirá o cargo para o imortal André Luiz Pullig Vian. Tomarão posse os beneméritos, entre eles, a professora Ana Beatriz Goldstein (foto).
O cirurgião plástico José Carlos Daher e Thaís (foto) vão receber grande número de convidados na sexta-feira (22), no Lago Sul, para uma recepção aos professores de todo o país e do exterior que vieram participar do 56; Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica.