Diversão e Arte

Poesia que cura: evento reúne poetas e músicos de diferentes gerações

A bossa nova vai embalar a literatura local em diversos pontos da cidade

Melissa Duarte*
postado em 14/11/2019 16:45
[FOTO1]

;A poesia tem olhos para o céu de Brasília que nadam no seu olhar e aterrissam no Lago Paranoá;, declama a poeta Elisa Carneiro, idealizadora do projeto Bossa & Poesia. É justamente nessa pegada que surge a iniciativa, realizada a partir deste sábado em diversos pontos da cidade. Ao unir poesia, bossa nova e Brasília, surge o conceito do evento: a ;menos pausa; relaciona a menopausa feminina à seca brasiliense.
;A poesia é o melhor remédio. Quando (a mulher) bota a poesia para fora, tem efeito de cura na alma, como o ipê amarelo;, explica a escritora. Característica do Distrito Federal, essa árvore é a primeira a florescer durante o período sem chuvas. Outro metáfora de Elisa relacionada à capital é a da feliz (c)idade: Brasília completará 60 anos em 2020. ;Estou levando a grande poesia da cidade: menos pausa, a alma de Brasília;, avalia.
Ao todo, serão 12 poetas com diversas idades, gêneros e sexualidades. O projeto une gerações ao mesclar os mais novos, como Maria Léo, Juliana Marcondes ; a Palhaça Crispina ; e Ian Viana, e já consagrados da cidade, como Menezes y Moraes, Jorge Amâncio e Luis Turiba. Além disso, conta com apresentações musicais, como a do Duo Nãnan & Alvim.
A maioria vem de regiões administrativas, o que traz novos olhares e diferentes recortes para a cidade. ;Com a poesia, eu consigo falar com o vizinho trancado no apartamento, mostrar que o morador de rua não mata...;, acredita a poeta e idealizadora. Por isso, para além da programação gratuita e em locais simbólicos e acessíveis, uma das premissas é a da inclusão social, a fim de ;trazer vida e afeto para espaços públicos;.
O Bossa & Poesia existe desde 2016, mas a ideia veio bem antes, em 2009. É a primeira vez que o projeto conta com apoio da Secretaria Especial de Cultura e Economia Criativa (Secec) e com o Instituto Rosa dos Ventos. Cada edição deve durar uma hora e meia. O primeiro bloco vai de 16 de novembro a 21 de dezembro e o segundo, de 7 de fevereiro a 8 de março.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Programação do primeiro bloco

Neste sábado (16/11)
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul), às 20h30. Homenagem ao poeta Reginaldo Gontijo e Elisa Carneiro como convidada. Apresentação musical: André Gonzáles e banda.

Neste domingo (17/11)
Na Torre de TV (Eixo Monumental), às 16h. Homenagem ao poeta Menezes y Moraes e Reginaldo Gontijo como convidado. Apresentação musical: Duo Nãnan & Alvim.

Sexta-feira (22/11)
Na Casa de Acolhimento Masculina (R. 12, lt. 170, São Sebastião), às 16h. Homenagem ao poeta Ian Viana e Júlia Moura como convidada. Apresentação musical: Marcius Cabral (voz e violão).

Sábado (23/11)
No Setor Comercial Sul (Q. 4), às 20h. Homenagem à poeta Maria Léo e Mira Alves como convidada. Apresentação musical: Geraldo Carvalho (voz e violão).

Sexta-feira (29/11)
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul), às 20h30. Homenagem ao poeta José Roberto e Vicente Sá como convidado. Apresentação musical: Marcelo Sena e banda.

Sábado (30/11)
Na Casa de Acolhimento Feminina (QNO 5, cj. D, casa 43, Ceilândia), às 15h. Homenagem à poeta Mira Alves e Juliana Marcondes ; conhecida como Palhaça Crispina ; como convidada. Apresentação musical: Zeca Mendes (voz e violão).

Sexta-feira (6/12)
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul), às 20h. Homenagem à poeta Amelinha Cris e Elisa Carneiro como convidada. Apresentação musical: Marcelo Sena e banda.

Sábado (7/12)
Na calçada do Bar Beirute (109 Sul), às 17h. Homenagem à poeta Maria Maia e Elisa Carneiro como convidada. Apresentação musical: Mallu Engels (voz) e Tiago (teclado).

Sexta-feira (13/12)
Na Rodoviária do Plano Piloto (Eixo Monumental), às 16h. Homenagem ao poeta Menezes y Moraes e Maria Léo como convidada. Apresentação musical: Chico Nogueira e banda.

Sábado (14/12)
Na Torre de TV (Eixo Monumental), às 16hs. Homenagem ao poeta Jorge Amâncio e Ian Viana como convidado. Apresentação musical: Marcius Cabral (voz e violão).

Sexta-feira (20/12)
No Setor Comercial Sul, às 16h. Homenagem ao poeta Geraldo Ramiere e Carol Araújo como convidada. Apresentação musical: Davi (voz e violão).

Sábado (21/12)
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul), às 20h. Homenagem ao poeta Luís Turiba e José Roberto como convidado: Apresentação musical: Luciano Ibiapina e banda.

A programação do primeiro bloco pode estar sujeita a alterações e a do segundo, ainda não foi divulgada.

Serviço
Bossa & Poesia
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Torre de TV, na Rodoviária do Plano Piloto, no Setor Comercial Sul, na calçada do Bar Beirute, na Casa de Acolhimento Masculina e na Casa de Acolhimento Feminina. Primeiro bloco de 16 de novembro a 21 de dezembro e segundo, de 7 de fevereiro a 8 de março, sempre aos fins de semana. Homenagens e apresentações de poetas brasilienses, com shows de bossa nova. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação