Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

My way, consagrada por Frank Sinatra, completa 50 anos

Clássico ficou conhecido na voz do cantor americano, com letra de Paul Anka, mas foi composta por Jacques Revaux

[FOTO1]
;Nem sequer tenho uma foto com Frank Sinatra;, brinca Jacques Revaux, de 79 anos, o francês que compôs My way, clássico mundial que está fazendo 50 anos.

A primeira versão, de 1967, chamava-se For me. Na ocasião, ele a ofereceu ao renomado cantor Hugues Aufray, que a recusou. Petula Clark também rejeitou a música.

Durante as férias na luxuosa estância balneária de Cannes, Revaux conheceu Claude François, estrela francesa do show de variedades. ;Comemos juntos, e ele reclamou: ;Você sempre compõe suas coisas para todo mundo, mas não para mim;. O compositor, então, falou de For me. ;Então, vai tocar pra mim ou não?;, comentou François, relembra Revaux, às gargalhadas.

Cloclo, como Claude François era conhecido, gravou a música, rebatizada de Comme d;habitude. Certo dia, Revaux recebeu uma ligação de seu agente. ;Claude quer que o nome dele apareça em todas as faixas, mas não está nesta. Você se importa se o nome dele aparecer junto ao seu na canção?;, perguntou. O compositor aceitou. ;Naquela época, não sabíamos o que estávamos fazendo;, argumenta.



Compositor: Claude François, Jacques Revaux. Autor: Gilles Thibaut ; é o que consta no registro de obras da Sacem, órgão de gerenciamento de direitos autorais. ;A única coisa que lamento é que minha assinatura sumiu para o público em geral. Claude, que descanse em paz, agiu como todas as estrelas que dizem ;eu que fiz;;, comenta o francês.


SINATRA

No final de 1967, em visita a Paris, o compositor Paul Anka viu Claude François na televisão cantando Comme d;habitude. Comprou os direitos autorais, reescreveu-a e a ofereceu ao produtor de Frank Sinatra. Em francês, a letra fala de um casal em crise por causa da rotina. Em inglês, faz o balanço final da vida de uma pessoa.

No final de 1968, o americano Frank Sinatra a gravou. O lançamento, em 1969, foi um grande sucesso. ;Reza a lenda que foi a primeira gravação;, comenta Revaux, que agradece a Paul Anka a nova letra. O autor francês de My way não conheceu ;The Voice;. Apenas esteve muito próximo do famoso cantor durante uma cerimônia na Prefeitura de Paris. ;Não tenho como provar isso, nem mesmo uma foto com Sinatra;, diverte-se.

Para Revaux, Nina Simone é autora da recriação mais bonita de sua canção, que ganhou versões de Elvis Presley, Julio Iglesias e de Sid Vicious, o pioneiro do punk. (AFP)