Diversão e Arte

My way, consagrada por Frank Sinatra, completa 50 anos

Clássico ficou conhecido na voz do cantor americano, com letra de Paul Anka, mas foi composta por Jacques Revaux

Estado de Minas
postado em 17/11/2019 21:46
[FOTO1]
;Nem sequer tenho uma foto com Frank Sinatra;, brinca Jacques Revaux, de 79 anos, o francês que compôs My way, clássico mundial que está fazendo 50 anos.

A primeira versão, de 1967, chamava-se For me. Na ocasião, ele a ofereceu ao renomado cantor Hugues Aufray, que a recusou. Petula Clark também rejeitou a música.

Durante as férias na luxuosa estância balneária de Cannes, Revaux conheceu Claude François, estrela francesa do show de variedades. ;Comemos juntos, e ele reclamou: ;Você sempre compõe suas coisas para todo mundo, mas não para mim;. O compositor, então, falou de For me. ;Então, vai tocar pra mim ou não?;, comentou François, relembra Revaux, às gargalhadas.

Cloclo, como Claude François era conhecido, gravou a música, rebatizada de Comme d;habitude. Certo dia, Revaux recebeu uma ligação de seu agente. ;Claude quer que o nome dele apareça em todas as faixas, mas não está nesta. Você se importa se o nome dele aparecer junto ao seu na canção?;, perguntou. O compositor aceitou. ;Naquela época, não sabíamos o que estávamos fazendo;, argumenta.



Compositor: Claude François, Jacques Revaux. Autor: Gilles Thibaut ; é o que consta no registro de obras da Sacem, órgão de gerenciamento de direitos autorais. ;A única coisa que lamento é que minha assinatura sumiu para o público em geral. Claude, que descanse em paz, agiu como todas as estrelas que dizem ;eu que fiz;;, comenta o francês.


SINATRA

No final de 1967, em visita a Paris, o compositor Paul Anka viu Claude François na televisão cantando Comme d;habitude. Comprou os direitos autorais, reescreveu-a e a ofereceu ao produtor de Frank Sinatra. Em francês, a letra fala de um casal em crise por causa da rotina. Em inglês, faz o balanço final da vida de uma pessoa.

No final de 1968, o americano Frank Sinatra a gravou. O lançamento, em 1969, foi um grande sucesso. ;Reza a lenda que foi a primeira gravação;, comenta Revaux, que agradece a Paul Anka a nova letra. O autor francês de My way não conheceu ;The Voice;. Apenas esteve muito próximo do famoso cantor durante uma cerimônia na Prefeitura de Paris. ;Não tenho como provar isso, nem mesmo uma foto com Sinatra;, diverte-se.

Para Revaux, Nina Simone é autora da recriação mais bonita de sua canção, que ganhou versões de Elvis Presley, Julio Iglesias e de Sid Vicious, o pioneiro do punk. (AFP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação