Publicidade

Correio Braziliense

Google celebra os 200 anos do Museu do Prado em doodle

O museu é um dos maiores da Espanha, com 58 mil itens no acervo, e um dos mais importantes do mundo


postado em 19/11/2019 15:26 / atualizado em 19/11/2019 15:26

Os sete quadros envolvem a tela com a fachada do museu (foto: Google/Reprodução )
Os sete quadros envolvem a tela com a fachada do museu (foto: Google/Reprodução )

 

Os 200 anos do Museu do Prado, um dos maiores da Espanha e mais importantes do mundo, foi homenageado pelo Google com um doodle - logotipo da empresa modificado de acordo com uma data comemorativa.

 

A versão artística, que pode ser vista nesta terça-feira (19/11), apresenta sete obras fictícias que, juntas, formam a palavra Google. O conjunto cerca uma tela maior, na qual está reproduzida a fachada do museu com a bandeira espanhola.   

 

Segundo Nate Swinehart, design responsável pela imagem, foi necessário desenvolver uma nova técnica de pintura digital para alcançar um resultado que se aproxime de uma pintura a óleo. Exibido no Brasil, na Espanha e em mais de 28 países, o doodle traz referência de obras exibidas no museu como a  Carlos V en la Batalla de Mühlberg, de Tiziano, ou a El caballero de la mano en el pecho, de El Greco.

 

Museu do Prado 

 

Arquitetado por Juan de Villanueva, o prédio que ocupa uma quadra inteira de uma das principais avenidas da capital espanhola é um dos pontos turísticos mais importantes para quem passa por Madri. O museu, que anteriormente levava o nome de Real Museo de Pintura y Escultura, foi inaugurado em 19 de novembro de 1819 com 311 pinturas. 

 

Atualmente, o acervo do Prado conta com mais de 58 mil itens de artistas como Velazquez, El Greco, Rembranbdt e Rafael. Outro nome a compor a lista é o espanhol Francisco Goya, um dos principais nomes da arte europeia da Idade Contemporânea e que presenciou a inauguração do centro de artes. 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade