Diversão e Arte

Dia da Consciência Negra é marcado por programação especial em Brasília

Confira uma seleção de eventos para celebrar a data!

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/11/2019 06:00
Data instituída no calendário brasileiro desde 2003, o Dia da Consciência Negra é celebrado sempre em 20 de novembro, em lembrança a morte de Zumbi dos Palmares. Na capital federal, apesar de não ser feriado oficial, a programação cultural celebra a data. O Correio fez uma seleção de eventos inspirados na data. Confira!
[FOTO1]

Zumbis e Dandaras

Veterana na capital, a festa Noite Preta desembarca mais uma vez na capital fazendo menção a Zumbis, Dandaras e outras lideranças negras que lutaram por dignidade, valorização e equidade. Nesta quarta-feira (20/11), para comemorar os seis anos do Comboio Percussivo no Distrito Federal e o Dia da Consciência Negra, o coletivo celebrará a musicalidade afrobrasileira por meio do evento que visa a luta pela igualdade racial, promovendo a música e a cultura popular. Estão escalados para o programação o bloco Oficina do Comboio, o grupo Filhas de Oyá e o DJ Lets Gabs, além dos cantores Ravel Rodrigues, Moara, Ivert Evina, Marcelo Café e Martinha do Coco. A partir das 20h, na Cervejaria Criolina (SOF SUL Qd 1 Cj B Lt 6). Entrada franca mediante a retirada de ingresso no aplicativo Sympla. Não recomendado para menores de 18 anos.

Dança como afirmação

[SAIBAMAIS]O Sesc apresenta o primeiro Festival Afirmativo de Dança, em uma de suas unidades, no Setor Comercial Sul. A festividade propõe o entendimento do corpo negro como território político, além do reconhecimento do corpo brasileiro no mundo. Dança, mostras coreográficas, aulas, shows, painéis, debates e oficinas diversas fazem parte do festival, que é livre para todos os públicos. Para esta quarta-feira (20/11), a programação inclui Slam das 6 ; Edição Excelência Negra, com a presença do MC Dextape (CE), de Rodrigo Leopolldo (SP), de Celly IDD (RJ), de Lídia Dallet, de Cleudes Pessoa, de Debrete, de Haynna Jaciara e convidados. Entrada e participação franca. Não recomendado para menores de 12 anos.
Celly IDD se apresenta nesta quarta-feira

Samba-rock

Nesta sexta e sábado (22/11 e 23/11), o músico Adriano Rocha celebra o Dia da Consciência Negra em um show no Espaço Cultural Renato Russo, às 20h. No repertório, composições do álbum Onde tem vagabundo, o capeta não encosta, lançado recentemente e músicas conhecidas do grande público como É d;oxum e Zumbi - A felicidade guerreira. Embalados por samba-rock, maracatu e reggae, o cantor promete animar as duas noites. No palco, ao lado do artista, Deth Santos (bateria), Rafael de Sousa (baixo) e Diogo Pimentel (teclados). Ingressos a R$ 10 (meia-entrada) pelo Sympla e na bilheteria física do centro cultural. Livre para todos os públicos.

Endossa

A Endossa do Casapark realizará nesta quarta-feira (20/11), um evento que visa a exaltação e valorização do trabalho de mulheres empreendedoras negras. A programação da loja colaborativa conta com a exposição das marcas Diáspora, Preta Alguima e Mina Nagô, além de contar com uma playlist formada apenas por artistas negros. Para se refrescar, a loja disponibilizará água saborizada. Entrada franca. Livre para todos os públicos.

Cinema

O Festival de cinema Transcendência realiza a sexta edição na capital e nesta quarta-feira (20/11) conta com uma programação destinada ao Dia da Consciência Negra. Às 10h, a galeria 4 do CCBB recebe Vivência a escrita do roteiro, com João Rodrigo Mattos. A partir das 15h, o centro cultural exibirá A stroy of Sahel Sounds, Meu amigo fela e Clementina, que contará com a participação de Vera Jesus, neta de Clementina de Jesus e finaliza a programação especial com a exibição de Gangbe, às 21h. Entrada Franca. Conferir classificação indicativa de acordo com os filmes.
[FOTO3]

Simpósio

Nesta quarta-feira (20/11), o Teatro dos Bancários (EQS 314/15) recebe o simpósio Pensares negreiros - Você em consciência de quê?. O encontro propõe um debate sobre as mais diversas discussões referentes às questões raciais no Brasil. O
evento contará com palestras, debates, apresentações artísticas e culturais. Além de reunir ativistas, personalidades do movimento negro do DF, militantes, professores, estudantes, escritores, artistas e todos os interessados na causa. A programação ainda conta com grafite com a artista plástica Carli Ayô, exibição dos documentários Quilombo ; Quilombola, de Franca Vilarinho, e Tijolos de pó, de Sonia Fattori, e apresentação da cantora Nãnan Matos e dos grupos Guind;Art 121 e Grupo Guerreiros de Moçambique do Quilombo de Ambrósio. Entrada franca.

Exposição

A exposição Um corpo negro no mundo, da artista visual multilinguagem Jessi B chegou a Brasília no dia 5 e estará disponível para visitação nesta quarta-feira. As obras mostram por meio de retratos e autorretratos, a corporalidade e o lugar do negro no mundo. A artista retrata nas obras um novo lugar onde esse corpo fala e externa as vontades e subjetividades. A artista tem como principais linguagens a fotografia, a pintura e a tatuagem (especializada em pele negra), transitando por diversas outras no decorrer da formação em artes visuais na Universidade de Brasília. No hall de exposições do 5; andar do Sesc Setor Comercial Sul. Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação