Diversão e Arte

Única representante do DF, Vix Russel vence concurso nacional de música

Como prêmio, a rapper ganhou a gravação de um EP

Melissa Duarte*
postado em 23/11/2019 15:00
[FOTO1]

Com 4486 votos, a cantora Vix Russel, de 21 anos, venceu o concurso Red Bull Breaktime Sessions 2019, na tarde desta sexta-feira (22/11). A artista ganhou um EP de quatro músicas, a ser gravado de 25 a 29 de novembro, mais vivência musical no estúdio da empresa, em São Paulo. ;Eu me senti apoiada dentro de uma legião de pessoas. Muita gente me ajudou, muita mesmo. Senti que as pessoas torciam por mim;, ressalta Vix.
Única mulher negra na etapa final, a rapper não escondeu o calor da emoção em entrevista ao Correio. ;Eu acho incrível porque uma menina negra também ganhou no ano passado e eu queria seguir o legado dela;, conta a jovem, que se define como ;artista versátil de música negra;. ;Ainda estou em dúvida se vai ser um trabalho só de R, com mais swing, para aproveitar a estrutura do estúdio, ou um trap soul. Vai ser uma coisa nova, do zero;, adianta.
Mas a vitória ; Vitória essa que também é o nome de batismo ; só foi possível graças a fãs, amigos e até pessoas que não a conheciam. É o que ela faz questão de destacar. Para ganhar o concurso, a rapper mobilizou as pessoas pelas mídias sociais e grupos de mensagem. E foi além: as horas finais da competição, encerrada às 12h, foram decisivas. ;Quando deu 9h, eu vi que precisava de uma estratégia melhor do que parar as pessoas na rua;, conta Vix, que está em São Paulo.
[SAIBAMAIS] Foi por isso que decidiu focar em grupos maiores. ;Tentei entrar numa escola e numa faculdade e não deu certo. Aí, eu cheguei ao FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e pedi ao diretor para entrar. Ele deixou. Subi os nove andares, passei de sala em sala, todos os professores deixaram;, relembra, orgulhosa.
Na última etapa do Red Bull Breaktime Sessions 2019, cinco artistas e bandas participaram de capacitação para iniciantes na carreira musical. Os jovens foram escolhidos entre 400 selecionados, anteriormente, nas instituições de ensino superior do país. Diferente de outros candidatos, a jovem foi inscrita na competição por uma amiga, representante da empresa na Universidade de Brasília na (UnB). De todos, Vix era a única da região Centro-Oeste.
Goiana radicada em Brasília, a artista cresceu no Guará e, hoje, mora em Vicente Pires. Estudou a vida toda em escola públicas, o que lhe proporcionou contato com pessoas influentes na área musical, como o rapper GOG. ;Minha vivência escolar tem muito a ver com minha vivência musical;, destaca. E completa: foi o acesso à universidade pública, graças às cotas, que me possibilitou chegar ao pódio.

*Estagiária sob supervisão de ;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação