Diversão e Arte

Scalene lança novo álbum em show na Cervejaria Criolina

'Respiro' é guinada radical e traz novas influências

Irlam Rocha Lima
postado em 24/11/2019 06:30
Nos anos 1980, bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial estiveram à frente do movimento que fez Brasília ser vista como uma cidade onde, musicalmente, se falava a língua do rock. Muitas tentativas foram feitas para a manutenção desse ;idioma;, mas só uma década depois, com o surgimento dos Raimundos, isso pôde ser percebido.
[FOTO1]
Demorou bastante para que os roqueiros brasilienses voltassem a viver sensação semelhante. A responsável pelo retorno desse sentimento foi a Scalene, que recolocou a capital no mapa do rock brasileiro. Os 10 anos da trajetória protagonizada por Gustavo Bertoni (voz e guitarra), Tomás Bertoni (guitarra e teclado), Lucas Furtado (baixo) e Phillipe Nogueira (bateria) estão sendo celebrados com o lançamento do álbum Respiro em show neste domingo (24/11), às 18h, na Cervejaria Criolina, no Setor de Oficinas Sul.

A conquista de um expressivo número de fãs pelo Scalene na capital e em outras cidades do país se deu pouco a pouco, por meio de quatro EPs, quatro CDs de estúdio, um ao vivo e um DVD. Muito contribuiu para a popularização da banda a destacada participação, em 2015, no programa de tevê Superstar, que a fez conhecida nacionalmente.

Foi naquele ano que a banda fortaleceu sua imagem na cena roqueira, ao assinar contrato com o selo slap da gravadora Som Livre, lançar o CD Éter, participar dos festivais Lollapalooza, em São Paulo e do Sout by Soutwear em Austin, no Texas (EUA), e conquistar o Grammy Latino. Dois anos depois, já na condição de estrela do rock nacional, fez show no palco principal do Rock in Rio e chegou ao mercado e às plataformas digitais com o CD Magnetite.

Solicitação para show, em diferentes regiões, manteve a agenda do Scalene sempre cheia de compromissos nos últimos dois anos. Mesmo assim, o grupo encontrou tempo para gravar Respiro, o quarto álbum de estúdio, que traz 14 faixas ; todas com a assinatura do vocalista Gustavo Bertoni ;, entre elas Assombra, Ciclo senil, Esse berro esse grito, Furta-cor, Ilha no céu, Tabuleiro e Vai ver, que abre o repertório.

Com Respiro, a banda deu uma guinada radical, deixando-se influenciar pela MPB (mais especificamente por movimentos como a Bossa Nova e o Clube da Esquina). Para tanto, teve como convidados cantor Ney Matogrosso, a cantora Xênia França e os músicos Hamilton de Holanda, Beto Mejia, Bianca Vieira, Mariana Gomes, Mirella Righini. O álbum tem direção artística de Marcus Preto (ligado a trabalhos recentes de Gal Costa, Tom Zé e Nando Reis) e produção de Diego Marx.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação