Diversão e Arte

'Maratonas' de séries podem perder força para lançamentos semanais

Serviços de streaming já testam e trabalham com modelo tradicional

Lucas Pestana*
postado em 26/11/2019 19:15
[FOTO1]Segundo o site americano, Comic Book, especializado em cultura pop, o serviço de streaming da Netflix, está analisando e já tenta a nova proposta. Os testes vem como reação para grande audiência da Disney%2b, plataforma de streaming da Disney, que usa disponibiliza seus episódios semanalmente. O serviço de streaming foi lançado nos Estados Unidos no dia 12 de novembro,e já bateu números que superam o da Netflix.

A proposta de lançamentos semanais deve refletir na permanência dos assinantes e tenta tornar o público mais fiel ao serviço. Também privilegiar as repercussões das produções exclusivas.

A Netflix escolheu o reality show The Great British Baking Show, para verificar a reação do público ao novo formato. A décima temporada do programa britânico, que premia os melhores confeiteiros amadores do Reino Unido, já teve fim na emissora original, mas até o momento só um episódio na Netflix, que lançará semanalmente para os usuários do serviço em países de língua inglesa.

Exemplo mais antigo, Better Call Saul, originalmente transmitida na AMC, tem seus episódios disponibilizados semanalmente na Netflix. A pré-sequência da trama de Breaking Bad, está atualmente em sua 2; temporada, e seus episódios saem um dia após a exibição original.

Até o momento, a Netflix não divulgou detalhes sobre essa possível mudança. Não é possível saber se todas as produções do catálogo deverão seguir esse formato de lançamento e se será uma opção permanente da plataforma.

Quebrando recordes

Estudo recente da Parrot Analytics, líder de pesquisa de dados de TV e streaming nos Estados Unidos, mostrou que, na semana seguinte ao lançamento da Disney , The Mandalorian, série do universo Star Wars, superou algumas audiências de outros programas de sucesso, como Stranger Things, Doctor Who e Westworld.

Baseado em números adquiridos sete dias após o lançamento de The Mandalorian, o desempenho da série foi 298% maior que Star Trek: Discovery no sétimo dia após a estreia da segunda temporada; 175% maior que Westworld após a estreia da segunda temporada e 8% maior que Stranger Things da Netflix uma semana após a estreia da segunda temporada.

The Mandalorian já tem a primeira temporada completa na Disney , disponível para os assinantes da plataforma.

Maratona x Old School

;Maratonar; as séries tornou-se hábito comum para quem, por falta de tempo ou paciência, prefere assistir as séries rapidamente. A prática ficou fácil com a chegada dos serviços de streamings, como a Netflix, o Amazon Prime Video e os serviços on-demand nas TVs a Cabo.

A Netflix, que atualmente domina o mercado de streaming, disponibiliza no seu acervo filmes e séries já exibidas em canais de televisão e cinemas, além de produções originais como House of Cards, Demolidor, Narcos, e outras. As temporadas lançadas com todos episódios, deixam ao usuário decidir o quão rápido quer assistir, podendo ;maratonar; ou não.

O modelo tradicional, com cada episódio apresentado semanalmente, traz a possibilidade de algo pouco possível no formato contínuo: as discussões. Como exemplo, Game of Thrones, da HBO, que no primeiro episódio da sua última temporada contou com 17,4 milhões de espectadores. A enorme audiência colocou todos os episódios da última temporada de Game of Thrones entre os assuntos do momento do Twitter, e gerou diversas teorias e discussões na internet com vlogs, podcasts, entre outros meios dedicados a debater durante a semana o próximo episódio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação