Diversão e Arte

'Música pura brasileira', com o Duo + Dois, desembarca no Teatro da Caixa

O grupo, liderado por Carlos Malta, se apresenta de quinta a domingo

Irlam Rocha Lima
postado em 27/11/2019 08:20
[FOTO1]

O improvável encontro de músicos de diferentes origens resultou num projeto que, há quatro anos, vem recebendo aplausos calorosos por onde passa. É o Duo %2b Dois, protagonizado pelo multissoprista carioca Carlos Malta, ex-banda de Hermeto Pascoal; o baterista Robertinho Silva, ex-Som Imaginário, ligado ao Clube da Esquina; e os violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno, do sofisticado grupo paulista Duofel.

Com um disco lançado e shows em vários palcos brasileiros, o Duo Dois finalmente chega a Brasília para cumprir curta temporada de amanhã a domingo no Teatro da Caixa, com o espetáculo Música pura brasileira. Além disso, os quatro ministram oficinas gratuitas dos seus respectivos instrumentos, nas tardes de sábado e domingo.

Sempre juntos em cena ; embora haja solos diversos ; os quatro, utilizando a linguagem do jazz, fazem releituras de clássicos da obra de mestres da MPB, como Dorival Caymmi, Tom Jobim, João Donato, Baden Powell, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Edu Lobo. De hoje a sábado, o horário do show é 20h; enquanto no domingo é às 19h.

;O Luiz e eu nos aproximamos do Malta na década de 1990. Na época, ele integrava a banda do Hermeto Pascoal. Em apresentações do Hermeto em São Paulo, fizemos a abertura. Quando o Malta saiu da banda, passamos a nos encontrar em festivais de jazz pelo país. Numa das vezes, propomos a ele fazermos algo juntos;, lembra Fernando. ;Quanto ao Robertinho, soubemos que ele curtia nosso som e que havia gostado bastante do disco que gravamos com versões instrumentais de canções dos Beatles;, acrescenta.

Há quatro anos surgiu a possibilidade do encontro dos quatro no palco. Inicialmente, o show foi apresentado no Sesc Pompéia na capital paulista; e, depois, em teatros do Sesc no interior daquele estado. ;São Paulo foi onde mais nos apresentamos, sempre de acordo com a agenda do Malta, do Robertinho e a nossa. Já estivemos também em Salvador e Curitiba e agora estamos chegando a Brasília, onde o nosso trabalho sempre teve ótima acolhida;, ressalta Fernando.

A base do show é o repertório do álbum Duo Dois, lançado em 2018 pelo selo Sesc, no qual há o registro de Maracangalha (Dorival Caymmi), Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Dindi (Tom Jobim e Aloísio de Oliveira), Upa Neguinho (Edu Lobo e Gian Francesco Guarnieri) e Emoriô (João Donato e Gilberto Gil), entre outras.
Serviço
Duo Dois
Show de Fernando Melo, Luiz Bueno, Carlos Malta e Robertinho Silva de quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Classificação indicativa livre. Informações: 3206-6456.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação