Diversão e Arte

'Carcereiros - O filme' chega aos cinemas carregado de muita ação

Depois do sucesso da série, o longa segue com questionamentos sociais, porém como um thriller policial. Confira outras estreias da semana

ROBERTA PINHEIRO
Roberta Pinheiro
postado em 28/11/2019 06:25
[FOTO1]

Mais uma vez, o público adentra no universo da Penitenciária Filinto Prates, com sua micropolítica, lideranças e sistemas sociais. Agora em Carcereiros ; O filme. Inspirado no livro homônimo de Drauzio Varella e na série de sucesso da Globo ;vencedora do Grande Júri no MIPTV 2017, em Cannes ;, o longa retoma a narrativa do agente penitenciário Adriano, interpretado por Rodrigo Lombardi.

Da mesma forma que na série televisiva, o diretor José Eduardo Belmonte usa imagens reais e cenas iniciais com o agente penitenciário Adriano como narrador-personagem, para inserir o público no sistema prisional e também dentro dos dilemas do personagem. Entretanto, a nova realidade do crime, com a disputa entre duas facções ; Falange e Quarto Poder ; se mistura à política e ao terrorismo.

;Belmonte deixa de lado a câmera mais documental e mergulha nessa nova maneira de se fazer cinema, que é um gênero tão comum nos Estados Unidos, que é o thriller policial. A gente deixa uma câmera muito mais dinâmica. É ação do começo ao fim, fazendo com que o roteiro faça o que ele tem de melhor, que é surpreender o espectador a todo o momento;, detalha Rodrigo Lombardi.

A rotina daquele sistema é estremecida com a chegada de Abdel, interpretado por Kaysar Dadour, um perigoso terrorista internacional. Além de controlar os passos do novo preso, o agente penitenciário terá que enfrentar rebeliões e interesses das facções com aquilo que julgam certo ou errado. ;Pegamos a estrutura da série e demos um upgrade. Fizemos uma história longa e exploramos outras mídias, algo que gosto muito. Interesso-me em experimentar;, comenta Belmonte.

Intercalando cenas rápidas com outras lentas, Belmonte conduz a produção com dinamismo e oferece ao público um filme de ação com realismo social. ;É um gênero que a gente faz pouco, foi uma oportunidade de conversar com um público diferente e específico. Mas o realismo e as questões contemporâneas estão lá para lembrar que a realidade existe;, pontua o diretor. O filme retrata o Brasil de hoje, com a sociedade paralela dos presídios e seu funcionamento particular, além da corrupção dos sistemas e os crimes de colarinho branco.

O roteiro de Carcereiros ; O filme é assinado por Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Dennison Ramalho e Marcelo Starobinas e tem ainda no elenco Jackson Antunes, Dan Stulbach, Tony Tornado, Milton Gonçalves, Rafael Portugal, Rainer Cadete, Giovanna Rispoli e Ivan de Almeida.

Depois do sucesso da série, o longa segue com questionamentos sociais, porém como um thriller policial. Confira outras estreias da semana

Comédia romântica


Falta menos de um mês para o Natal, e Emilia Clarke, depois de encerrar as temporadas como a Rainha Daenerys Targaryen na televisão, dá vida a Kate no novo filme de Paul Feig, Uma segunda chance para amar. A jovem inglesa encara uma jornada para se autoconhecer e se reconectar com as pessoas em sua vida, sobretudo, depois de um fato marcante no período natalino do ano anterior.

Apesar do sonho de ser uma cantora profissional, a personagem trabalha como elfo em uma loja temática. Quando ela conhece Tom, interpretado por Henry Golding, de Podres de ricos. O rapaz a ajuda a se reencontrar. Emma Thompson assina o roteiro da produção e faz o papel da mãe de Kate. O toque especial da comédia romântica fica por conta das canções de George Michael que embalam as cenas.


Outras estreias


Depois do sucesso da série, o longa segue com questionamentos sociais, porém como um thriller policial. Confira outras estreias da semana
Um amante francês

Uma comédia francesa de Olivier Baroux com Kad Merad, Anne Charrier e Léopold Moati. Após 25 anos, Alex (Kad Merad) perde o emprego de repente e é obrigado a morar com a irmã e o sobrinho. Diante da nova realidade, decide trabalhar com algo que lhe dê dinheiro e felicidade: ser um gigolô à procura de uma rica herdeira. Na trama, tem a seu lado o pequeno Hugo (Léopold Moati).

Aspirantes

A inveja conduz o drama brasileiro de Ives Rosenfeld. Nele, Júnior, interpretado por Ariclenes Barroso, sonha em ser um jogador de futebol profissional. Mas o rapaz também não é tão talentoso ou dedicado quanto o amigo Bento (Sérgio Malheiros) e fica cada vez mais desmotivado em perseguir seu sonho.

Duas Coroas

O longa de Michal Kondrat, que estreou durante o 70; Festival Internacional de Cinema de Cannes, acompanha a trajetória do sacerdote polonês Maximiliano Kolbe (Adam Woronowicz). Em 1941, ele deu a vida para salvar um pai de família em Auschwitz. Anos depois, Kolbe foi proclamado santo pelo papa São João Paulo 2;.

Os parças 2

O filme dá sequência aos acontecimentos da primeira produção e reúne elenco de humoristas nacionais, com Tom Cavalcante (Toin), Whindersson Nunes (Ray Van), Tirullipa (Pilôra) e Bruno de Luca (Romeu). Desta vez, China deixou a cadeia e está em busca de vingança, enquanto Romeu precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes. Para tanto, os amigos reformam uma colônia de férias e dão início a um novo empreendimento.

[FOTO3]
A revolução em Paris

O longa de Pierre Schoeller com Gaspard Ulliel e Ad;le Haenel é um drama histórico que remonta a França de 1789, quando o povo francês estava descontente com o rei Luís 16 e o luxo em que o monarca vivia no palácio de Versalhes ao contrário das misérias das ruas de Paris. Homens e mulheres, então, se juntam e vão à Assembleia Nacional pressionar o governo por uma revolução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação