Diversão e Arte

Festival de Brasília estendeu tapete vermelho para talento feminino

Numa edição plural, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro trouxe à carga aclamação feminista, inconformismo político e, claro, polêmica

Ricardo Daehn
postado em 03/12/2019 07:29

[FOTO1]

Com a experiência de 45 anos de atuação junto à coordenação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o pesquisador de audiovisual Fernando Adolfo, figura celebrada na cidade, se mostra uma das pessoas mais capacitadas a filtrar acertos e enganos da organização do evento, encerrado no domingo (com reprise dos filmes vencedores), transcorrida a 52; edição. ;Entre altos e baixos, perfil e conceitos do festival foram mantidos. Segue polêmico e com teor político, ainda mais com tanta divisão da sociedade. O resultado ainda positivo. Notei dificuldades. Num todo, o público pareceu menor à noite. Talvez isso

demarque a insatisfação com a atuação da secretaria de cultura: uma tipo de resistência. O Fundo de Apoio à Cultura, uma conquista de anos, se vê ameaçado; e é revoltante. O governo tem que repensar, não podemos retroceder nisso;, analisa Adolfo.

Bastante destacado entre os realizadores premiados pela festa ; numa exceção masculina, entre várias vencedoras de troféu Candango, o paranaense Gil Baroni (de Alice Júnior), presença em muitos debates do Festival, atentou para quebra de estigmas na tela do Cine Brasília, que acolheu o evento. ;Discussões foram promovidas e as mulheres reivindicaram que diretores e roteiristas tivessem mais cuidado ao tratar de temas envolvendo corpos femininos em cena. Pesou o entendimento de como as mulheres esperam ser retratadas que não fossem reproduzidas cenas de violência gratuita;, comentou. Nos curtas, Baroni atentou para a delicadeza de olhar das mulheres, com realizadoras que deixam legado de ;histórias incríveis, e que ressignificam o discurso do país patriarcal;. Gil diz que elas estão no centro das discussões, e isso é o presente.

A diretora Maya Da-Rin, à frente do vencedor A febre: sinal de força para mulheres e indígenas

Entre as mulheres inspiradoras, a diretora Maya Da-Rin (do filme A febre), grande vencedora do 52; Festival de Cinema, explicou o momento e as metas de condução que deveriam nortear o desenvolvimento do audiovisual. ;A participação do público segue ativa, no Cine Brasília. Isso é positivo demais. Mas, numa produção diversificada, apenas um quinto de realizadores (cineastas) é formado por mulheres. Ainda é muito pouco, no quadro de criação. Filmes potentes foram reconhecidos, então é importante que leis ou mecanismos tragam mais incentivo para as mulheres. A disparidade de produção entre os gêneros deve ser driblada, com medidas específicas;, acredita a cineasta.

Maya Da-Rin ainda destaca outro dado relevante: ;O Brasil tem mais de 200 povos indígenas e que falam mais de 150 línguas. Ver A febre ; com um protagonista índio ; chegar ao público é fundamental. O filme foi quase todo realizado em tucano (língua do povo Desana);. ;Achei uma escolha muito feliz da curadoria trazer filmes que criem espaços de reflexão sobre a questão indígena, sobre transexualidade, sobre sororidade;, comenta a diretora local Thais Borges, à frente de O tempo que resta, tido como o melhor, na visão do público. ;Saio do festival marcada pela primorosa direção da Maya Da-Rin em A febre, pela potência do discurso da Sabrina Fidalgo (Alfazema), pela delicadeza da Marília Nogueira (diretora de Angela), pela construção de afetividade feita por Ana Flávia Cavalcanti e da Júlia Zakia em Rã, e pela recepção calorosa do público ao meu documentário. Veio com alegria a força das mulheres nesta edição do evento;, opina.

[SAIBAMAIS]

Também destacada na premiação, a diretora do curta Alfazema, Sabrina Fidalgo deu o veredicto do evento. ;Foi muito representativo ter meu primeiro prêmio de direção, na vida! Achei, no todo, que o festival quase foi cooptado, mas trouxe as raízes de resistência do cinema de arte e dos filmes experimentais. Acho que tivemos interferências graves, de censura, de racismo, e mesmo de episódios em filmes misóginos e equivocados. O júri entretanto se manteve ponderado e honesto;, disse.

Um elemento de louvor segue sendo o público de Brasília, na opinião do vencedor de prêmio especial do júri, Claudio Assis, que representou a equipe do longa Piedade. ;A divindade do cinema está aqui, nas pessoas e no espírito de perseverança. O público sente e respeita ; é um público magistral. Vaiam quando tem que vaiar, e respeitam, quando tem que respeitar;, avaliou. Para Assis, o momento é crucial para o cinema. ;A gente tem que viver, tem que lutar, e o Festival de Brasília é o universo da resistência. Apresentamos filmes aqui para dizer a que viemos. A gente não pode abandonar a história;, pontuou.


Debates e recuos

Envolvido em debate controverso, o diretor Bruno Bini (de Loop) notou um saldo extremamente positivo no evento. ;A gente vem para um festival para contaminar, e se contaminar. Influenciamos e fomos influenciados. Ouvi, absorvi e processei as críticas que resultaram num entendimento maior. Estava curioso de ver, especialmente, com o público, como o longa ia bater. Estou feliz de ver como o filme foi recebido, durante a sessão;, comentou Bini. Afunilado em perspectiva comercial, deslocado entre fitas de vanguarda e experimentação, Loop foi um dos exemplares que gerou debates em torno da exposição de feminicídio.

;O festival, acho, experimentou uma seleção mais diversa, com mescla de estilos. Com a guinada de seleção, o festival se arrisca. Mas é interessante, para incorporar a diversidade;, opinou Bruno Bini. Já Volume morto também (ao lado de Loop) foi ignorado na premiação. ;Acredito que o filme suscite o debate de onde vieram os adultos (representados na fita) e para onde vamos, como sociedade? O objeto de discussão: um protagonista (uma criança que não aparece em cena) foi o menos discutido, em todos os embates de adultos no filme. A força do debate gerado é de uma criança existir na trama e ter sido completamente esquecida;, comentou o diretor Kauê Telloli.

A composição polarizada da sociedade repercutiu sobre a recepção a um documentário integrado ao evento: O mês que não terminou, de Francisco Bosco e Raul Mourão. ;Por polarização eu entendo antes a formação de lógicas de grupo, o entrincheiramento em perspectivas simplificadoras da realidade, que não suportam a complexidade e os furos nas idealizações;, sintetiza Francisco Bosco. Na projeção do filme, ele se viu ;xingado; de liberal, num filme que abriga, na fala, persistente argumentos da tradição da esquerda. ;Há uma incapacidade de pensar a economia, a política e a sociedade de forma complexa, reconhecendo a pertinência de argumentos de campos antagônicos, é o motor da força centrífuga do debate público atual. Nesse contexto, de dimensão política, um filme como o meu não encontra o seu espaço;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação