Diversão e Arte

Daniel Santiago e Pedro Martins se apresentam no Espaço Cultural do Choro

O show, nesta quarta-feira, tem como repertório músicas do álbum 'Simbiose', inéditas e releituras de clássicos da MBP

Irlam Rocha Lima
postado em 04/12/2019 08:32
[FOTO1]

Músicos nascidos em Brasília, com trabalhos reverenciados no Brasil e premiados no exterior, os violonistas, guitarristas e compositores Daniel Santiago e Pedro Martins, juntos, têm feito uma série de apresentações desde que, há três anos, lançaram o álbum Simbiose, que saiu pelo selo novaiorquino Adventury Music.

É grande a afinidade artística entre os dois. Daniel, 14 anos mais velho, serviu de referência para Pedro no início da carreira. Nada mais natural, portanto, que se tornassem parceiros. Os dois estarão novamente lado a lado aqui na cidade, em show hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto que celebra o bandolinista Jacob do Bandolim.

Mesmo que em suas criações haja a presença de elementos do choro, ambos vão além das influências recebidas, ao proporem um tipo de som no qual prevalece a mistura de estilos e gênero. Embora optem por não se atrelar a rótulos, vêm o que fazem como um tipo de música de característica brasiliense.

;No show não vamos nos ater apenas no Simbiose. O repertório traz composições minhas e do Pedro não incluídas no disco, inclusive algumas inéditas. Mas, há também releituras de temas consagrados da MPB, a partir de arranjos criados por nós;, anuncia Daniel, atualmente radicado em São Paulo, onde até recentemente foi diretor musical do grupo Teatro Mágico.

O CD Simbiose, com nove faixas, disponíveis nas plataformas digitais, em formato físico foi lançado apenas no Japão. A maioria das músicas têm a assinatura de Daniel Santiago, entre elas Caravelas, Distância, Retrato e Terra molhada. Pedro Martins é autor de Refletindo. ;Fizemos uma edição pequena do disco em formato físico, quando do lançamento, mas acabou logo;, lembra Daniel.

Com esse show, o duo já se apresentou em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, pelo projeto de circulação do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. ;Estivemos também, na Inglaterra e no Japão. Em setembro fomos aos Estados Unidos, onde a convite de Eric Clapton, participamos do Crossroad Guitarra Festival promovido por ele em Dallas;, conta. Clapton conheceu o trabalho do Pedro por meio Kurt Rosenwinkel, músico e produtor norte-americano, radicado na Alemanha.

A apresentação de Daniel e Pedro no festival ocorreu no mesmo dia em John Mayer, Jeff Beck, Peter Frampton, Cherry Crow e o o próprio Eric Clapton fizeram show fizeram show. ;Naquele dia, o festival contou com a presença de público formado por 40 mil pessoas. Para nós foi importantíssimo poder mostrar nosso trabalho para aquela plateia;, destaca Daniel.


Simbiose
Show de Daniel Santiago e Pedro Martins nesta quarta-feira (4/12), às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação