Publicidade

Correio Braziliense

Cervejaria Criolina celebra o ritmo ska nesta sexta-feira (6/12)

Brasília Ska Jazz Club e 2Tone 40 realizam os shows da noite


postado em 06/12/2019 16:00 / atualizado em 06/12/2019 16:10

A banda Brasília Ska Jazz Club faz sua estreia na noite(foto: @Combuca/Divulgação)
A banda Brasília Ska Jazz Club faz sua estreia na noite (foto: @Combuca/Divulgação)

A Cervejaria Criolina vai ser invadida nesta sexta (06/12), a partir das 22h, pelo Ska — ritmo jamaicano criado na tentativa de reprodução do blues estadunidense nos países africanos, considerado também o predecessor do reggae. As responsáveis pelo agito são as bandas Brasília Ska Jazz Club e 2Tone 40

 

Estreando nos palcos, a Brasília Ska Jazz Club promete colocar o público para dançar tocando canções de músicos que fizeram sucesso no estilo como Skatalites, Duke Ellington, Herbie Hancock e até João Donato. De acordo com o trombonista e idealizador da banda,  Bruno Portella, dividir a noite com a 2Tone 40 será um grande momento: “É uma estreia especial por vários motivos. Um deles é tocar com a 2Tone 40, que é formada por músicos que foram referência para nós nesse estilo nos anos 1990 e 2000, atuaram em bandas importantes no cenário nacional”, diz, em entrevista ao Correio.

 

Já a banda formada por músicos experientes 2Tone 40 também está no início nessa formação. É apenas a segunda apresentação do grupo que toca músicas marcantes do selo 2Tone, variação britânica conhecida como segunda onda do Ska, que unia brancos e negros por meio da música, por isso o nome “dois tons” (em tradução).

 

“Juntamos amigos para homenagear as músicas do selo que está comemorando 40 anos. Todos fomos influenciados de alguma forma pelo Ska. Também queremos mostrar que a história já teve momentos em que a música falou mais alto do que qualquer sabor político ou social, ela unia lados que não conviviam juntos”, conta o baterista Rodrigo Txotxa, que já passou por grupos como Maskavo Roots, Natiruts e Plebe Rude.

 

Com dez integrantes, incluindo três vocalistas, a banda faz a festa relembrando os hits dançantes de bandas como Madness, Specials e Selecter, dentre outras. “É uma sensação muito boa, ainda mais quando conseguimos juntar a uma causa nobre que todos consideramos (celebrar o Ska no Brasil). Muitas pessoas não têm o conhecimento do tanto que o Ska influenciou a música brasileira”, completa Txotxa.

 

Serviço

Festa Criolina Ska

Cervejaria Criolina (SOF, Q. 1). Nesta sexta, a partir das 22h. Show que relembra grandes sucessos do ritmo Ska. Ingressos a R$ 15, disponíveis no link. Não recomendado para menores de 18 anos.

 

*Estagiário sob a supervisão de 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade