postado em 10/12/2019 04:31
[FOTO1]Será hoje, às 16h, no Clube das Nações, a posse da diretoria ; gestão 2020 ; do Clube Internacional de Brasília (CIB) cuja presidente será Mariangela Canguçu de Mesquita
Grandes amigos em volta da mesa
Foi o que o casal Eduardo Jorge e Carla De Carli planejou para a noite de quarta-feira (4/12), em sua chácara no Lago Sul.
A beleza da vista panorâmica, de onde se descortina o skyline maravilhoso de Brasília, vendo-se, bem ao fundo, a imponente e derradeira obra de Oscar Niemeyer, que fica se mostrando como uma grande estátua bem ao longe, não conseguem competir com o calor humano e a vontade de conversar e confraternizar até o sol raiar, em torno daquela mesa, preparada pela dona da casa com tanto esmero e bom-gosto.
O cardápio, todo preparado por Carla, exímia chef de cozinha, formada no IESB, era de degustar ;de joelhos;.
PAINEL
Onde tudo começou /Corria o ano de 1957. Brasília, então, não passava de um lugar poeirento, com algumas ruas de terra e construções em meio ao cerrado. Numa sala do segundo andar do Palace Hotel (seria o Brasília Palace Hotel?), surgiu o Clube do Cinema, que serviu de semente para germinar, fazer crescer e formar o Clube Cota Mil, que, logo em seguida, nasceu e teve a sua primeira sede, provisoriamente, na inesquecível Churrascaria do lago. Em 3 de novembro de 1959, meses antes da fundação da nossa capital, foi fundado o Cota Mil Iate Clube, fruto do sonho dos jovens Talita Aparecida de Abreu, Teodoro Bayma de Carvalho e Gilberto Scarpa, motivados pelo ambiente de modernidade, ousadia e fraternidade da nova cidade. Na época, o local de maior movimento naquele verdadeiro canteiro de obras era o aeroporto, um barracão de madeira, situado no mesmo local onde hoje está o Terminal 2. Logo depois, um grupo da Academia da Força Aérea (AFA), liderado por Talita, que era funcionária pública e se tornou a primeira colunista social da capital, aqui no Correio Braziliense. Junto aos engenheiros Teodoro e Gilberto, formaram uma equipe que desafiou o tempo e ficou conhecida por Cota Três, que deu vida ao projeto e trabalhou duro, levando à frente a consistência e a organização que uma empreitada dessas precisa. Em lote designado à formação de clubes, à beira do Lago Paranoá, após uma luta tremenda, se concretizou a construção definitiva da sede do Cota Mil. Em 1961 obtiveram o documento de concessão do terreno expedido pela Novacap. A nova sede do clube foi edificada no Setor de Clubes Esportivos Sul, às margens do Lago Paranoá. Uma grande conquista do trio Cota Três. O clube foi batizado de Cota Mil, representado pelo símbolo de cota (altitude acima do nível do mar), seguido do indicativo da altitude estimada do lago Paranoá ; não formado até então ; que é de mil metros acima do nível do mar. No sábado (7/12), o Cota Mil começou a comemoração pelos 60 anos de Brasília, que o comodoro Jorge Gutierrez está programando para 2020, com uma série de eventos que marcaram Brasília ao longo desses 60 anos. Uma exposição de fotos da criação do clube até os dias atuais foi montada em novembro, mostrando que o clube já funcionava antes da cidade ser inaugurada. O evento (fotos) aconteceu no lugar onde o Cotinha Bar funcionou nos anos 1960, com trilha sonora dos anos 1969, 1970, 1980 e 1990. Ninguém conseguiu ficar sentado, sob o comando da banda Joe Power.