Diversão e Arte

Novo nome do rap britânico, Stormzy lança 'Heavy is the head'

Rapper fecha o ano lançando segundo álbum de estúdio

Pedro Ibarra*
postado em 13/12/2019 17:26
[FOTO1]
O 2019 de Stormzy ficará marcado para história do hip-hop e da música. Após participação histórica no festival Glastonbury, o artista disponibilizou o segundo álbum Heavy is the head em todas as plataformas de streaming na madrugada de sexta-feira (13/12).

O álbum diz muito sobre a transformação do rapper de mais um cantor para um dos mais importantes e populares nomes da música mundial. Também apresenta os dramas de como lidar com a fama e mostra que Stormzy entende que está em uma nova fase da carreira. O disco tem participações especiais de outros artistas de renome como Ed Sheeran, H.E.R e Burna Boy.

Antecipado por quatro lançamentos de singles, o álbum tem a música final como maior sucesso até então. Vossi bop teve aproximadamente 140 milhões de visualizações no Spotify e mais 70 milhões no clipe no YouTube. Own it, que tem a participação de Ed Sheeran e Burna Boy, e Crown também foram bem nas paradas e somadas têm mais de 70 milhões de audições em plataformas de streaming.

Este ano, Stormzy se tornou segundo homem mais jovem, atrás apenas de David Bowie em 1971, e primeiro britânico negro a ser nome principal do maior festival da Inglaterra, o Glastonbury. O cantor também marcou a apresentação de 18 músicas na história ao entrar trajando uma peça do artista de identidade desconhecida Banksy, um colete a prova de bala preto com a bandeira do Reino Unido pintada de branco.

Uma publicação compartilhada por @ em

Perfil

Stormzy, nome artístico de Michael Ebenazer Kwadjo Omari Owuo Jr., é um artista de 26 anos nascido em Croydon, município ao sul de Londres de classe média trabalhadora. Descendente de ganeses, Big Micheal, como era também chamado por conta dos 1,96m de altura, começou a cantar com 11 anos em pequenos clubes de Londres ao lado de rappers mais velhos. O primeiro lançamento foi o EP Not that deep de 2014, quando tinha apenas 21 anos.

O rapper é de uma linha exclusivamente britânica do gênero denominada grime, que mistura as rimas do rap com batidas de origem inglesa como o dubstep e UK garage. O ritmo começou a se popularizar no Reino Unido nos anos 1990 e 2000, mas recebeu o maior reconhecimento em 2018 quando Stormzy se tornou o primeiro artista do gênero a ganhar o Brit Awards, principal premiação musical do país, de melhor artista masculino e álbum do ano pelo primeiro trabalho Gang, signs & prayer de 2017. Outro artista de nome do grime é o londrino Skepta.
Stormzy tem turnê mundial de divulgação do novo álbum marcada para 2020, quando passará pela América do Norte, Ásia, África, Oceania e Europa. Ainda não há previsão para um show do artista no Brasil para o ano que vem.


Heavy is the head, novo álbum do rapper Stormzy


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação