Diversão e Arte

Festival São Batuque celebra culturas de matrizes africanas e indígenas

O evento realiza a 12ª edição em Brasília

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/12/2019 16:12
[FOTO1]

Neste sábado (14/12), Brasília realiza a 12; edição do Festival São Batuque que celebra expressões populares de matrizes indígenas e africanas, além de ocupar espaços públicos da capital federal com uma programação gratuita, que conta com apresentações musicais com base percussiva. A festa começa a partir das 20h, na Praça Zumbi dos Palmares, e de lá segue para a Birosca, ambas no Conic.

;O festejo apresenta, anualmente, um recorte, não somente artístico, mas também político, de uma infinidade de manifestações criadas pela mescla de muitos saberes e terreiros do DF e do Brasil;, afirma Stéffanie Oliveira, coordenadora geral do festival e diretora do Instituto Candango de Culturas Populares, em material de divulgação.

[SAIBAMAIS]O festival São Batuque homenageia guias e protetores e, nesta edição, os homenageados são os orixás guerreiros Iansã e Ogum.

Iniciando a programação, o grupo Oyá Bagan fará a Lavagem Simbólica do festival, em cortejo. O grupo Seu Estrelo também participa da programação do evento com o samba pisado. Além da presença percussiva da Orquestra Alada Trovão da Mata, tem a apresentação de capoeira do Bando Matilha, do grupo Coco de Oyá e participação do DJ Rafael Pops e da DJ Odara.

Além da programação musical, a festa será marcada pelo artesanato e pela gastronomia. O evento traz a Feira Afro com expositores locais e a estreia da loja itinerante dos produtos exclusivos São Batuque.

Confira a programação:

- Cortejo Afro com Grupo Oyá Bagan (DF) e Bando Matilha Capoeira (DF) ; Lavagem Simbólica do São Batuque
- Orquestra Alada Trovão da Mata (DF)
- Coco de Oyá (SP) convida Shaira (DF)
- Grupo Seu Estrelo (DF) e Mestre Nico (PE) - DJ Odara (SP) e DJ Pops (DF)


Serviço

12; edição festival São Batuque ; 2019
Neste sábado (14/12), a partir das 20h, iniciando na Praça Zumbi dos Palmares (livre) e seguindo para a Birosca (não recomendado para menores de 18 anos), ambas no Conic. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação