Diversão e Arte

Duo Mandrágora completa 20 anos com show no Clube do Choro

Noite marcará o lançamento do álbum ''Mandrágora Ao Vivo''

Irlam Rocha Lima
postado em 14/12/2019 11:34
[FOTO1]Em cinco décadas de existência, a Escola de Música de Brasília (EMB), criada pelo maestro Levino de Alcântara, na 602 Sul, tem formado incontáveis instrumentistas que, depois de seguirem carreira profissional, passam a se destacar não apenas na capital, mas também fora dos limites do Distrito Federal.

Foi lá, na década de 1990, onde os violonistas Daniel Sarkis e Jorge Brasil iniciaram o aprendizado musical, tendo como mestres Paulo André Tavares e Jaime Ernest Dias. Com os conhecimentos obtidos, eles formariam o Duo Mandrágora, que comemora 20 anos de carreira com show hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro.

;A Escola de Música e os professores que tivemos na instituição foram fundamentais para nossa formação como violonistas. Eu e o Daniel nos conhecemos lá nas salas de aula. Nos tornamos amigos, parceiros e viríamos depois formar o Mandragora. Participamos também da criação da Orquestra de Violões de Brasília, iniciativa do Paulo André Tavares e Jaime Ernest Dias, de quem fomos alunos;, lembra Jorge Brasil.

Os dois começaram, efetivamente, a tocar juntos em 1992 e chegaram a fazer apresentações com outra formação, que contava com mais um violonista e uma flautista. ;O grupo não chegou a prosperar, mas Daniel e Jorge continuaram a trabalhar junto, inclusive criando as primeiras composições. ;Como ainda não tínhamos um local para ensaiar, durante algum tempo íamos tocar mo Panteão da República, na Praça dos Três Poderes;, recorda-se Jorge.

Com o duo formado, ele e Daniel passaram a mostrar o trabalho que realizavam em alguns locais da cidade e chegaram a cumprir temporadas na Pizzaria Vila São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. Em 2004 houve o lançamento do primeiro disco, com show no Teatro da Caixa. Naquele ano, tivemos nosso batismo internacional, ao participar do XXIV Festival del Caribe, em Santiago de Cuba;, conta Daniel Sarkis. ;Bolívia, Peru,Venezuela e Espanha foram outros países onde fomos, para participar de festivais, entre 2004 e 2008;, complementa.

Paralelo 31 é o título do segundo CD, lançado em 2014, que teve a participação de Oswaldo Amorim (contrabaixo), Leander Mota (bateria) e do acordeonista Marclo Dalla, que atuou também como coprodutor. O show com base nesse trabalho foi visto no em palcos como o do Clube do Choro, Cásia Eller da Funarte, e Espaço Cultural Semente, no Gama. Na sequência, o duo o levou ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Paraná, Amazonas e ao Pará.

Mandrágora Ao Vivo, o DVD e o CD que Jorge Brasil e Daniel Sarkis lançam hoje, no Espaço Cultural do Choro, foi gravado em dezembro de 2017, no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Setor Comercial Sul. Nesse projeto, o duo utilizou diferentes afinações e polirritmias em suas músicas ao explorar as possibilidades sonoras dos violões de 6 e 12 cordas. Isso pode ser observado nas 16 faixas do repertório, nas quais propõem a fusão se estilos que vai da música modal nordestina a world music, passando pelo flamenco e pelo folk.


Duo Mandrágora

Show de lançamento do DVD e CD gravados ao vivo hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada para estudantes), não recomenddo para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação