Diversão e Arte

Brasil fica de fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro

O documentário Democracia em Vertigem segue na disputa. Lista final será anunciada em janeiro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 16/12/2019 21:36

[FOTO1] O Brasil não terá um representante na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2020. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (16/12) a lista dos finalistas a indicações ao Oscar 2020, e o Brasil não ficou com nenhuma das 10 vagas. A lista final com os cinco nomes de cada categoria será divulgada em 13 de janeiro.

O documentário Democracia em Vertigem, da diretora brasileira Petra Costa, está na lista dos 15 pré-selecionados para a categoria. Mas, em melhor filme estrangeiro, o longa A vida invísivel, escolhido pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para tentar a vaga, ficou de fora.

O filme, dirigido pelo cearense Karim A;nouz, de Madame Satã, conta a história de duas irmãs separadas na adolescência, no Rio de Janeiro dos anos 1950. O longa foi vencedor da mostra Um certo olhar do Festival de Cannes, o principal prêmio do festival. Na lista dos pré-selecionados também não há nenhuma produção latino-americana.

Democracia em Vertigem mostra desde a eleição do ex-presidente Lula até o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o desenrolar da crise política no Brasil.

No Twitter, a diretora mineira comemorou continuar na disputa. "Que honra fazer parte dessa lista. Parabéns a todos que tornaram esse filme possível!", escreveu. Petra Costa também dirigiu Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014).

A cerimônia do Oscar 2020 ocorre em 9 de fevereiro, em Los Angeles.

Confira a lista dos pré-indicados na categoria melhor documentário

Advocate

American Factory

The Apollo

Apollo 11

Aquarela

The Biggest Little Farm

The Cave

The Edge of Democracy

For Sama

The Great Hack

Honeyland

Knock Down the House

Maiden

Midnight Family

One Child Nation

Confira a lista dos pré-indicados na categoria melhor filme estrangeiro

República Checa, The Painted Bird

Estônia, Truth and Justice

França, Les Misérables

Hungria, Those Who Remained

Macedônia do Norte, Honeyland

Polônia, Corpus Christi

Rússia, Beanpole

Senegal, Atlantics

Coreia do Sul, Parasite

Espanha, Pain and Glory

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação