[FOTO1]
Com uma série de apresentações de hoje (17/12, terça) a sábado, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o corpo de baile do Ballet de Brasília celebram o Natal Sinfônico, no Cine Brasília. O programa do concerto traz em destaque suíte da tradicional peça Quebra nozes de Piotr Ilitch Tchaikovsky, além de clássicos natalinos.
;Não há como fugir do repertório tradicional nesse período de festas e isso ocorre em todo o mundo; observa Claudio Cohen, o maestro regente da Orquestra Sinfônica. ;O concerto terá duração de 90 minutos. Inicialmente, executaremos canções natalinas clássicas de autoria do austríaco Johann Straus Jr. e do norte-americano Leroy Anderson; além de trilhas sonoras de filmes como O Expresso Polar (Robert Zemecks) e Frozen (Chris Buck e Jennifer Lee), que têm como pano de fundo a festa de Natal;, acrescenta.
É na segunda parte do concerto que o Ballet de Brasília apresentará a suite da peça Quebra nozes, com um grupo composto por 15 bailarinos. O corpo de baile dançará a história da personagem Clara e do príncipe Quebra Nozes, no Reino dos Doces, imortalizada no imaginário infantil. ;Estamos ensaiando durante três horas, diariamente, há um mês, para levar ao público um belo espetáculo conta Gis;le Santoro, criadora e diretora do Ballet Brasília.
A solista, que fará o papel da fada açucarada, será Maria Carolina Marcello. Ela contracenará com o bailarino cubano Luis Ruben Gonzalez, que viverá o soldado Quebra Nozes. ;A principal dificuldade de dançar essa suíte é a exigência de versatilidade, pois o balé traz coreografias, passos típicos e músicas regionais da Espanha, Rússia, China e Arábia;, explica Gis;le.
Quem assina a coreografia é a bailarina Gis;le Santoro, filha da diretora do Balé Brasília, que recebeu formação na Alemanha e nos Estados Unidos; e integrou corpo de baile da Opera de Magdeburg (região saxônica) e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; além de ser maitre de balé, convidada de importantes companhias internacionais de vários continentes.
O Ballet de Brasília, originário do Ballet de Câmara Gis;le Santoro, criado em 1985, foi a primeira companhia de dança da cidade a apresentar um bailado completo do repertório clássico tradicional, com cenários, figurinos, e solistas estrangeiros; e a única, até hoje, a se apresentar acompanhada por orquestra sinfênica.
Como companhia convidada, tem participado da programação anual de eventos como Dance Brasil (Dia Internacional da Dança), Verão Dança Brasília, Mostra Brasília, Arte nos Trilhos, Palco Livre; e feito apresentações em Ongs que utilizam dança como inclusão social. Além do trabalho coreógrafo, o Ballet Brasília tem proporcionado a sues integrantes carreira internacional, por meio de bolsas de estudos, estágios e contrato em companhias estrangeiras.
Natal Sinfônico
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santora e apresentação do Ballet Brasília de hoje (17/12, terça) a sábado, às 20h, no Cine Brasília (entrequadra 106/107 Sul). Ingressos: R$ 12, à venda na bilheteria no local, com pagamento somente em dinheiro. Abertura da bilheteria às 18h15 e abertura dos portões para acesso prioritário às 19h15; e para não-prioritários às 19h30. Classificação indicativa livre.