postado em 17/12/2019 04:18
[FOTO1]No sábado (21), a Escola de Música de Brasília vai abrigar o show Bandolim Solidário, em sua 17; edição. Quem se apresentará é o bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, com músicos de várias gerações, para celebrarem a missão da Abrace, instituição que desde 1986 trabalha no combate ao câncer infantojuvenil oferecendo assistência social a crianças, adolescentes e suas famílias.
Olhar Brasília com muito amor
Foi sugerido aos moradores de Brasília, no começo deste ano, encontrar e registrar ângulos inusitados de todas as Regiões Administrativas (RA), que formam o Distrito Federal, para comemorar, em 2019, os 59 anos da inauguração de Brasília.
O resultado foi um mosaico de olhares sobre a diversidade da nossa terra e da nossa gente. O projeto gráfico primoroso do fotógrafo João Campello valorizou cada clique e deu o mesmo destaque para as fotos das categorias amador e profissional. Imagens registradas com modernas câmeras profissionais ou por aparelhos celulares apareceram lado a lado.
As fotos escolhidas pelo Prêmio Olhar Brasília foram acondicionadas em um livro primoroso, que estampa os 42 olhares de cada um dos participantes, registrando cantinhos encantadores e surpreendentes do Distrito Federal.
Como esse trabalho de amor e empolgação por Brasília merecia um melhor destaque, as organizadoras do prêmio, Márcia Zarur e Samanta Salum, decidiram que, o melhor caminho, seria mesmo esse. Márcia Zarur estava com a perna engessada e, portanto, foi representada pela mãe, Sandra Zarur, e pelo filho de Márcia, o jovem Gabriel Zarur Canelas.
Foi, então, que fotógrafos, amadores e profissionais, além dos jurados e de muitos convidados, tiveram a sua noite de requintada entrega do livro, Olhar Brasília em Fotos, que reúne as imagens selecionadas na 1; edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, realizado com o apoio da Coca-Cola, representadas por Luiz Felipe Shimdt e Victor Bica, e da Fecomércio-DF.
;Apesar de sermos uma empresa global, a gente atua localmente. Então, poder apoiar iniciativas como essa é muito legal. Desde o momento em que conhecemos o projeto, ficamos entusiasmados e ajudamos a viabilizá-lo. É uma super-honra poder festejar Brasília dessa forma;, destacou Victor Bicca, diretor de Relações Institucionais da Coca-Cola Brasil.
As fotos que fazem parte do livro foram projetadas, de maneira fantástica, na cúpula do Museu da República em maio, durante a festa de premiação, numa noite inesquecível que marcou a união das várias ;brasílias; no coração da cidade. Uma espécie de contagem regressiva para a celebração dos 60 anos da capital, em 21 de abril de 2020. Data que será celebrada em grande estilo pelo Olhar Brasília.
O livro, lançado na terça-feira (10), na Casa Coca-Cola, é dedicado ao fotógrafo Luís Humberto, grande homenageado na 1; edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, por ser uma forte referência na cidade e um dos criadores da Universidade de Brasília (UnB). ;Celebrar o amigo querido Luís Humberto deveria ser uma atitude recorrente na cidade;, acrescenta o fotógrafo Nick Elmoor, que também esteve presente na noite de lançamento.
A noite contou com a apresentação de Matheus Donato, jovem músico brasiliense que impressiona com seu cavaquinho de seis cordas, e do músico Cairo Vitor, ao violão.