Diversão e Arte

Dicas de português

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/12/2019 04:41
[FOTO1]
Recado
;A língua é um conjunto de nuvens no qual cada fantasia vê outras imagens.;
Jean Paul


Perguntas e respostas
Sabia? A língua é nossa companheira mais antiga. Tão antiga que remete à etimologia da palavra. Companheiro dá ideia de união, proximidade. Na origem, é quem come do mesmo pão com outra pessoa.

Antes de nascer, o bebê escuta vozes. Mães generosas contam histórias pra criaturinha que trazem na barriga. Quando vem ao mundo, o recém-nascido está impregnado de vogais e consoantes. À medida que cresce, transforma letras em palavras, palavras em frases, frases em textos.

Depois vêm a escola, as leituras, as provas. Mas, apesar da familiaridade, dúvidas surgem aqui e ali. Dicionários, gramáticas, internet estão à mão. Mas nem sempre se pode consultá-los. O jeito, então, é pedir socorro. A coluna recebe os apelos com prazer. Eis alguns.



Crase
;A confissão foi arrancada a fórceps ou à fórceps?; A pergunta é de Antônio que, às voltas com uma revisão árdua, ficou confuso ; com acento? Sem acento?

Fórceps é substantivo masculino. O artigo que o acompanha é o. Sem a possibilidade de encontro de dois aa, nada feito. Xô, grampinho! Assim: A confissão foi arrancada a fórceps. Bebê a bordo. Saiu a todo vapor.



Concordância
Marcello Moreira escreve: ;Estou em dúvida quanto à correção desta frase: ao` mérito seja dada as honras;. Nota 10 ou nota 0?

Esse é o caso mais comum de tropeço na concordância. A ordem inversa confunde. O autor se descuida do sujeito. Se pusermos a oração na ordem direta, o sujeito fica claro como a luz do sol: As honras sejam dadas ao mérito.

Sujeito no plural (honras) exige o verbo no plural. Na ordem inversa também: Ao mérito sejam dadas as honras.



Redação
Uriel Villas Boas encaminhou este e-mail: ;Recentemente chamou minha atenção um cartaz num ônibus da nossa cidade. Era um aviso em relação ao lixo, onde descartá-lo. Mas fiquei em dúvida no uso de duas orações: contribua` com o meio ambiente; e contribua` com a limpeza da cidade;. Não seria mais adequado juntar as duas frases em uma? Assim: contribua` com a preservação do meio ambiente e a limpeza da cidade;. Parece mais eufônico, não?

Ambas as formas estão corretas. A sugestão dada é mais sintética. Muito elegante. Mas talvez a repetição do verbo seja proposital: para enfatizar a ação de contribuir. E, com isso, conquistar a adesão do leitor.



Colocação de pronome
Vanderlene Rodrigues apresenta duas frases. Em qual delas a colocação do pronome está correta?

a. De que maneira pode-se concretizar a ideia de explicabilidade em sistemas de IA?

b. De que maneira se pode concretizar a ideia de explicabilidade em sistemas de IA?

Na colocação de pronomes, existem palavras que funcionam como ímã. Uma delas é o quê. No caso, o pequenino exige que o pronome vá para a frente do verbo: O livro que me encantou recebeu o Prêmio Buriti. No debate em que Paulo se destacou, havia cientistas de todo o mundo. De que maneira se pode concretizar a ideia de explicabilidade em sistemas de IA?



Catar
;Quem nasce no Brasil é brasileiro. Quem nasce na França, francês. Quem nasce em Mônaco, monegasca. E quem nasce no Catar?; A pergunta é de Analice Siqueira.

Analice, o Catar tem mania de grandeza. Quem nasce naquele país do Oriente Médio tem dois adjetivos pátrios: catariano e catarense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação