Diversão e Arte

Roda de choro solidária, na 602 Sul, tem Hamilton de Holanda

Hamilton de Holanda comanda a 17ª edição de evento musical beneficente na Escola de Música, ao lado de instrumentistas e músicos locais de diferentes gerações

Irlam Rocha Lima
postado em 21/12/2019 13:10

Hamilton de Holanda sobe ao palco ao lado do o pai, o violonista José Américo, do irmão

Músico com trabalho reverenciado no Brasil e no exterior, o bandolinista Hamilton de Holanda iniciou a carreira em Brasília ainda na infância, ao lado do irmão e violonista Fernando César, com quem formou o Dois de Ouro. Radicado no Rio de Janeiro desde o começo da década passada, ele volta à capital para apresentações com alguma frequência. No fim ano, abre um espaço na agenda, sempre repleta de compromissos, para na cidade e comandar o projeto Bandolim Solidário.

O evento, que chega à 17; edição, ocorre hoje (21/12, sábado) no auditório da Escola de Música, na 602 Sul. Como de hábito, Hamilton, sempre agregador, tem ao seu lado vários companheiros de ofício, que representam diferentes gerações, entre os quais quatro familiares, o pai e violonista José Américo, o irmão Fernando César, o filho Gabriel de Holanda e o sobrinho Bento Tibúrcio.

Do elenco que participa do show fazem parte Leander Motta (bateria), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Victor Angeleas (bandolim), Ian Couri (bandolim), Daniel Rodrigues (trombone), além do pianista clássico Breno Alves de Souza. Outros destaques são as instrumentistas Thanise Silva (flauta) e as integrantes do regional Segura Elas: Ana Rodrigues (violão cordas), Iza do Cavaco (cavaquinho centro), Any Lopes (flauta transversal), Nathália Marques (pandeiro) e Pati Barcelos (cavaquinho solo).

;Iniciativa da saudosa Maria da Conceição Moreira Salles, à época diretora da Biblioteca Demonstrativa, na W3 Sul, e do meu irmão Fernando César, com quem formava o Dois de Ouro, o Bandolim Solidário, inicialmente uma roda de choro, nas três primeiras edições foi realizado na própria biblioteca;, lembra Hamilton. ;Depois passamos por outros locais como o Teatro Oi Brasília, no antigo Blue Tree Hotel, e o Teatro dos Bancários, por onde nos apresentamos em 2018. Agora, pela primeira vez ocuparemos o palco da Escola de Música, entidade importantíssima para as artes e a cultura da cidade, da qual fui aluno e professor e guardo ótima recordações;, acrescenta.

Instituição

Segundo o bandolinista, a escolha da Abrace para ser contemplada com os recursos obtidos pela venda de ingressos do Bandolim Solidário também foi uma escolha de Moreira Salles. A ideia, imediatamente acolhida por Fernando César e Hamilton de Holanda. ;Trata-se de uma instituição que, desde 1986, atua no combate ao câncer infantojuvenil, além de oferecer assistência social a crianças e adolescentes e a suas famílias;, destaca o violonista.

No show, os músicos estarão reunidos em várias formações para interpretar desde clássicos da MPB a composições de Hamilton de Holanda, Fernando César e Pedro Vasconcellos. ;Chamamos a atenção para a participação, pela primeira vez, do pianista Breno Alves de Souza e do regional Segura Elas, formado por alunas do professor Lucas de Campos, na Escola de Música;, frisa Fernando César.

;Tomar parte de um evento da importância e do alcance do Bandolim Solidário é de grande representatividade para nós do Segura Elas;, afirma a flautista Any Lopes. ;Já tocamos em vários locais e em alguns festivais, mas o fato de estarmos em lado no palco com os músicos reunidos no Bandolim Solidário, sob a liderança de Hamilton de Holanda, é motivo de celebração. Além de estarmos contribuindo para uma causa humanitária;, complementa.


Bandolim Solidário

Auditório da Escola de Música de Brasília (602 Sul). Hoje (21/12, sábado), às 20h30. Show com Hamilton de Holanda, Fernando César e músicos brasiliense. Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos e doadores de 2 kg de alimentos não perecíveis). Pontos de venda: lojas Bilheteria Digital em shoppings da cidade e no local. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação