Diversão e Arte

Consolidado no cenário do pagode, Ferrugem abre-alas para Matheusinho

Destaque nacional, Ferrugem fecha mais um ano em alta, com direito a show em Brasília. Na tangente, a revelação Matheusinho começa a se destacar com o pagode romântico

Vinícius Veloso*
postado em 21/12/2019 15:02
Ferrugem comanda a roda de samba de domingo em Brasília
O pagode é um estilo musical que surgiu no Rio de Janeiro e se popularizou pelo país. A caminhada de Ferrugem, um dos nomes diretamente atrelados ao bom batuque brasileiro, começou da mesma forma. O cantor carioca quebrou as barreiras estaduais para se tornar um dos principais artistas do ritmo ; com destaque para a voz marcante e a alta quantidade de músicas que se tornaram hits nos últimos anos.

Dois mil e dezenove foi mais um ano de comprovação de que o sucesso do artista é contínuo. Com o lançamento do álbum Chão de estrelas, Ferrugem viu o crescimento dos dados estatísticos nas plataformas de streaming, que comprovam o quão grandioso foi o ano do artista.

No Deezer, o pagodeiro foi o nono artista mais escutado do ano e ultrapassou a marca de um bilhão de visualizações no YouTube. As parcerias, que se estendem para além do pagode, também engrandecem o artista em 2019. A música Atrasadinha, gravada com o cantor sertanejo Felipe Araújo, recebeu o Troféu Domingão de Música do Ano no programa do Faustão.

;Sempre fiz samba e pagode, mas não tenho problema com nenhum outro estilo musical. Ainda mais para parcerias. Quanto mais a gente se permite na música, mais a gente cresce, e se descobre. E, quando isso acontece, o público só tem a ganhar. Isso é muito positivo;, explica Ferrugem, que está se aventurando também no rap e no pop para além do sertanejo e do pagode.

O quarto material de Ferrugem surge após dois álbuns de estúdio e do CD Prazer, eu sou Ferrugem (Ao Vivo), que trouxe as músicas mais famosas do cantor, como Sinto sua falta, Pra você acreditar e É natural, além de regravações dos primeiros singles conhecidos pelo público, como Minha namorada, Ensaboado e Paciência.

Na nova gravação, também realizada ao vivo, o pagodeiro apostou em novos hits, parcerias fortes, com a cantora Ivete Sangalo e com a dupla Zé Neto & Cristiano, e em algumas regravações de sucessos de outros cantores. O primeiro single do álbum lançado foi a faixa Segundo plano. ;Esse DVD fala muito sobre o que sou e acredito. O nome é uma homenagem aos meus fãs que sempre me acompanham por todo o Brasil. Em outubro, recebi até uma placa da minha gravadora, a Warner, por mais de 170 milhões de reproduções em apenas alguns meses. Isso é muito especial;, conta Ferrugem.

O artista se apresenta amanhã (22/12, domingo) em Brasília em uma roda de samba no evento Pavilhão Luz, com a promessa de cantar todos os sucessos da carreira e divertir o público.

Promessa musical

O cantor Matheusinho, um dos novos nomes do pagode, estará na capital federal para se apresentar junto com Ferrugem na roda de samba do Pavilhão Luz. O artista de 22 anos começou a se destacar no segundo semestre deste ano, quando lançou as músicas Minha medida e Em meu lugar. Sucesso nas rádios do Rio de Janeiro, os singles começaram a se espalhar por meio das plataformas digitais e chegaram até as rádios de Brasília. O pagodeiro, inclusive, relembra que esteve na cidade em 2019 quando cantou ao lado do grupo Di Propósito.

;Tenho um carinho imenso pelo povo de Brasília! Já me receberam com muito carinho e eu sei que estão contando as horas para o evento. Essa roda de samba com meu irmão Ferrugem é um presente de fim de ano não só para o povo de Brasília, mas para mim também! Estou animado, torcendo para esse dia chegar logo;, exclama o cantor.

Assim como os principais nomes do pagode em carreira solo como Dilsinho, Thiaguinho e o próprio Ferrugem, Matheusinho se destaca pelo potencial vocal que emprega nas canções ; fruto de muito estudo e disciplina. ;Ainda tenho muita estrada para percorrer e muito mais a aprender, a melhorar. Mas posso adiantar que ter a disciplina de sempre se atualizar, estudar, procurar andar cercado de bons profissionais e ouvir suas dicas é a grande chave para melhorar.;

Recentemente o pagodeiro lançou o single Me namora, nova música de trabalho, indicando que seguirá uma temática mais romântica dentro do estilo. Entretanto, prefere não se limitar somente a um caminho.

;Essa é a minha veia, o romance faz parte de mim. Gosto de cantar o que acredito, e eu acredito no amor. Isso não quer dizer que eu não vá gravar outros pagodes. Nosso Brasil é muito rico de talentos, não tem como ficar preso a um único detalhe. Até porque quero que o meu público se divirta no show, pule, cante, grite e se apaixone. Meu público merece o melhor, estarei sempre em busca disso para eles;, diz Matheusinho.

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel



Pavilhão Luz
Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Amanhã (22/12, domingo), às 18h. Roda de samba com Ferrugem e Matheusinho %2b Bloco do Primeiro Beijo Marcelo Larbac Ana Ximenes Senx Gang. Ingressos a partir de R$ 71. Não recomendado para menores de 18 anos.


Entrevista // Ferrugem

Dentro do pagode, você é um dos aclamados nomes do país. Qual o tamanho dessa responsabilidade?
Fico um pouco tímido ainda hoje quando me dizem isso. Nunca fiz música almejando ser considerado um fenômeno. Sempre estive preocupado em falar de sentimentos e me comunicar com as pessoas da forma mais especial que eu sei fazer, que é por meio da música. Eu sou muito grato com o carinho das pessoas.

Como você avalia o atual momento do pagode?
Fico muito feliz em ver que o pagode e o samba estão voltando a ganhar cada vez mais espaço. São estilos que falam de amor e com o coração das pessoas. Tem muita gente nova investindo nesse ritmo. Isso é gratificante, pois é a garantia continuidade da nossa música.

Após algumas polêmicas, você revelou estar "buscando melhorar a cada dia". Como está sendo esse processo de autoconhecimento?
Os aprendizados são importantes para o amadurecimento de qualquer pessoa, comigo não seria diferente.

Você perdeu cerca de 25 kg nos últimos meses. Como o bem-estar e a saúde refletem no desempenho no palco?
Foram 25 kg, por enquanto. Contei com o suporte da minha esposa, que foi essencial para essa mudança em meus hábitos. Estou muito mais disposto no meu dia a dia, principalmente no palco.

Além do lado musical, você tem forte ligação com a sua família. Foi um bom ano nesse âmbito?
A minha família é sempre o principal pilar da minha vida, sempre digo isso. Foi um ano sensacional em todos os aspectos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação