Diversão e Arte

Aposta da nova MPB, Clara Valverde lança 'Caso sério', álbum de estreia

O material tem o amor como tema principal, que é destrinchado nas 10 músicas do disco

Geovana Melo*
postado em 23/12/2019 07:00
Cantora Clara ValverdeO novo projeto da cantora Clara Valverde tem como marca a doçura e a delicadeza, características que perpassam pela imagem escolhida para estampar a capa do disco Caso sério, o primeiro da carreira da artista, e o repertório das canções do disco, composto por 10 músicas, ao todo.

A principal temática do álbum é um assunto que a artista sente falta no mundo atual: o amor. O sentimento que, muitas vezes fica restrito às relações carnais, é reforçado de todas as formas por meio da música. ;Quando a gente cresce, a gente vai deixando de dar importância para as paixões, fica meio para trás, em segundo plano. E esse é um dos meus assuntos preferidos de conversar, saber o que as pessoas estão sentindo;, conta Clara Valverde em entrevista ao Correio.

;Eu acho que a temática amor é muito especial e a gente devia viver essas coisas, mas a gente fala pouco. Eu gosto que, em Caso sério, todo mundo que escuta, se identifica. E, na música, o sertanejo faz muito bem isso, e eu quis trazer esse sentimento para o meu trabalho;, completa Clara.

Caso sério


A escolha do título do disco vem de uma expressão usada pela cantora em conversas com amigos. ;Caso sério é uma brincadeira. Meus amigos falam que eu sou um caso sério. É uma expressão que sempre esteve por perto, e ela foi cabível no álbum também;, pontua a artista.

Nas composições, escritas por Clara Valverde, a cantora retrata um pouco das histórias que viveu e das que pensou que viveria. Mesmo que a temática do trabalho seja a paixão, nem todas as letras são baseadas em situações reais. ;Tem coisas reais, tem coisas inventadas. Gosto de fazer as histórias chegarem nas pessoas, gosto de contar de um jeito que as pessoas se identifiquem;, afirma a cantora.

Sobre o processo criativo, ela diz: ;Sempre estou compondo e gosto muito de compor com amigos. É uma coisa que estou sempre fazendo. Até que chegou uma hora que eu queria contar algo um pouco maior, e queria um disco que juntasse essas composições;.

A coletânea conta com uma fusão de ritmos brasileiros, além de passear também por batidas gringas, que resultam em um trabalho moderno e dançante. Com Josefe e Pedro Serapicos assinando a produção, Caso sério traz 10 faixas com pegada pop que flerta ainda com o dancehall e o funk.

Há um mês nas plataformas digitais, Caso sério já colhe bons frutos. O clipe oficial da música Cheguei pra ficar acumula mais de 115 mil visualizações. ;Está sendo muito legal o feedback do público. A gente vem fazendo um trabalho de esquentar esses lançamentos com os singles, e quero muito viajar com este disco e fazer turnê. Levar para o offline, porque no on-line a gente está tendo retorno;, comemora a paulistana.



Apesar de ter nascido em São Paulo, Clara viveu e adotou a Bahia, terra da família como dela. "Acho que as influências daquela época estão bem vivas neste disco", opina a cantora que cresceu ouvindo de Araketu a Enya ao lado da mãe.

Essa influência até hoje reflete no som da paulistana. Tanto a Bahia, quanto a cultura pop seguem se destacando nas faixas. A cantora também colhe referências de trabalhos internacionais. ;Eu tenho gostado muito do trabalho da Rosalía, da forma que ela tem feito o som dela;, analisa.

SERVIÇO
Capa do disco Caso sério, de Clara Valverde
Caso sério
De Clara Valverde. Cada Instante, 10 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação