Diversão e Arte

Autor de mais de 20 livros, Jéferson Assumção lança novo romance

Em 'Berço de Judas', o escritor fala sobre a brutalidade e a violência no mundo do MMA. Lançamento será nesta quarta-feira (8/1) no Beirute

Correio Braziliense
postado em 07/01/2020 20:03
Escritor Jéferson Assumção

O escritor Jéferson Assumção lança, nesta quarta-feira (8/1), com sessão de autógrafos, o livro Berço de Judas (2019), no Bar Beirute, da Asa Sul.
 
Para fazer da trama uma “literatura de invenção, mais que documental, de forte acento ficcional”, a pesquisa foi fundamental. Assumção mergulhou no mundo das lutas para entender e criar o ambiente das academias, do MMA e das rinhas clandestinas em Porto Alegre, nos quais o protagonista Yuri se insere. O nome do livro, inclusive, remete a um berço de Judas, espécie de aparelho de tortura.
 
“É um livro que reflete infantilização e violência da sociedade. Um escritor se volta contra o mundo, lhe devolve a violência, mas de forma lúdica e até irônica. É uma história de amor à literatura num tempo de indelicadeza e sem incompreensão do papel da arte e da literatura”, define o escritor gaúcho. Na trama, ele busca traçar mudanças culturais, éticas e estéticas do tempo atual e aspectos do Brasil ao refletir sobre brutalidade. “Yuri é um escritor de nosso tempo, mas parece que nosso tempo o deixou para trás”, completa.
 
Capa do livro 'Berço de Judas' 
 
No meio do caminho, o personagem encontra o amor na jovem Stela, ativista sexual e engajada na transformação social. Ela traz um sopro de novos ares para Yuri, que havia abandonado a profissão de gráfico para se tornar lutador e se encontrava dependente de remédios.
 
O livro inaugura o tríptico — em referência ao pintor renascentista Hieronymus Bosch — O Inferno dos Sentidos, sequência de três livros independentes que deve ser lançado até 2021. Os Beatles NegrosHomem-rã completam o trabalho. 
 
A obra cruza a realidade e a vida pessoal do autor — sem ser autobiográfico — ao falar, também, sobre o êxodo rural. Na década de 1970, Assumção saiu de Santa Maria para Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, onde conviveu com elementos culturais presentes no texto. Nos anos 1980, chegou a trabalhar como camelô. De lá para cá, escreveu mais de 20 romances, contos, livros infanto-juvenis e de não-ficção. Atualmente, dá oficinas de escrita criativa, em Brasília e Porto Alegre.

*Estagiária sob supervisão de Roberta Pinheiro

Serviço

Lançamento do livro Berço de Judas, de Jéferson Assumção
No Beirute da Asa Sul (109 Sul, Bl. A1, ljs. 2/4), nesta quarta-feira (8/1), às 19h. Editora Taverna, 240 páginas. Preço: R$ 54,90.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags