Diversão e Arte

Brasil está representado no prêmio de cinema Bafta com o filme 'Dois Papas'

O longa, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, foi indicado para cinco categorias da maior premiação britânica

Correio Braziliense
postado em 08/01/2020 08:51
'Dois papas': filme de Fernando Meirelles desponta como um dos favoritos no Bafta

O Brasil está representado em mais um evento do cinema internacional. Dois Papas, de Fernando Meirelles, foi indicado a cinco categorias no Bafta, tradicional premiação britânica que faz parte da temporada de prêmios importantes do início de ano na indústria cinematográfica. O longa com produção da Netflix está concorrendo em Melhor filme britânico, Melhor roteiro adaptado, Melhor direção de elenco, Melhor ator, com a interpretação do Papa Francisco de Jonathan Pryce, e Melhor ator coadjuvante, para Anthony Hopkins no papel do Papa Bento XVI.

A premiação é dada pela Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (que em inglês tem a sigla Bafta). Anualmente, a entidade premia o que para ela foi o melhor do cinema no ano, dando mais espaço ao mercado interno, ou seja, além de contemplar prêmios artísticos e técnicos, o Bafta também coroa o Melhor filme britânico, a Melhor estreia de um diretor, produtor ou roteirista britânico.

Dois Papas, que tem cinco indicações sai atrás no favoritismo nas categorias que concorre. Com os resultados do , 1917 é amplamente favorito a ganhar o prêmio de Melhor filme britânico, Joaquin Phoenix sai na frente de Jonathan Pryce para Melhor ator, Brad Pitt é amplo favorito na categoria de ator coadjuvante em que Anthony Hopkins disputa.

Em roteiro adaptado, apesar de não haver um favoritismo claro, os concorrentes O Irlandês e Coringa estão fortes na concorrência pelo prêmio, mas o roteirista de Dois Papas, Anthony McCarten, é britânico e isso pode pesar no voto da Associação. A categoria mais aberta, com certeza, é a de Melhor direção de elenco, no entanto, é a única grande premiação de elenco que Dois Papas disputa na temporada.

Os indicados ao Bafta tiveram presenças e ausências curiosas. Um exemplo claro é a atriz australiana Margot Robbie, que concorre duas vezes ao prêmio de Melhor atriz coadjuvante pelos papéis em O escândalo, no qual vive a jornalista Kayla Pospisil, e Era uma vez… em Hollywood, em que interpreta a estrela Sharon Tate. Uma ausência notória foi de Awkwfina na categoria de Melhor atriz, afinal a chinesa venceu o prêmio no Globo de Ouro.
 
[BLOCKQUOTE1] 

A atual edição do Bafta tem Coringa como o filme mais indicado, disputando 11 categorias, seguido por O Irlandês, com 10, e 1917, com 9. Confira a lista completa.

Corrida para Oscar


Além de ser uma premiação importante, o Bafta também é um termômetro para o Oscar, assim como o Globo de Ouro. Artistas que concorrem a esses prêmios, muito provavelmente serão contemplados nas categorias do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Partindo desse princípio, longas como Coringa, 1917 e Era uma vez... em Hollywood, muito premiados no Globo de Ouro e indicados ao Bafta, estão no caminho certo para dominarem as categorias do Oscar que serão anunciadas na próxima segunda-feira dia 13 de janeiro.


Temporada de  premiações


O início do ano é marcado pelas principais premiações da indústria cinematográfica norte-americana. Acompanhe quando saem os vencedores dos principais prêmios que culminam no Oscar.

• Critics Choice Awards 
12 de janeiro

• Sindicato dos Produtores 
13 de janeiro

• SAG Awards (Sindicato dos Atores)
19 de janeiro

• DGA Awards (Sindicato dos Diretores) 
25 de janeiro

• WGA Awards (Sindicato dos Roteiristas) 
1 de feveireiro

• Bafta 
2 de fevereiro

• Oscar 
9 de fevereiro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags