Diversão e Arte

Previsões para o Oscar: Os favoritos para serem indicados à estatueta

O Correio fez a provável lista dos principais indicados ao 92º prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica, o Oscar

Correio Braziliense
postado em 11/01/2020 06:40
O Irlandês é destaque com provavel grande número de indicações
 
Está chegando a hora de serem revelados os indicados a principal premiação do cinema internacional: o Oscar. Os concorrentes serão revelados nesta segunda-feira e, como é de praxe, alguns filmes assumirão imediatamente papéis de favoritos aos prêmios enquanto outros acabam esquecidos pela Academia. O Correio fez, com base nos indicados para o Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice Awards e premiações dos sindicatos, uma provável lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Vale lembrar que é comum haver surpresas entre os indicados ao Oscar. Com um corpo votante próprio, algumas escolhas da Academia destoam das demais premiações. Um exemplo claro foi o diretor Pawel Pawiloski, que concorreu a estatueta dourada de melhor diretor pelo filme Guerra Fria sem ter sido lembrado por nenhum outro grande prêmio na temporada 2019.

As categorias previstas são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado. As premiações que foram analisadas para chegar às conclusões estatísticas foram Globo de Ouro, Critics Choice Awards (Crítica internacional), PGA Awards (Sindicato dos Produtores), SAG Awards (Sindicato dos Atores), DGA Awards (Sindicato dos Diretores), WGA Awards (Sindicato dos Roteiristas) e o Bafta (Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão).
 
Era uma vez... em Hollywood impressiona por como tem se saído nas premições da temporada

Filme

O prêmio mais esperado da noite é o único que pode ter mais de cinco indicados, podendo chegar a uma lista com 10 concorrentes. Em 2019, oito longas disputaram a estatueta, enquanto 2020 sete produções têm estatisticamente mais chances de serem contempladas no dia 13 de janeiro.

O Irlandês e Era uma vez… em Hollywood foram indicados em todas as premiações prévias da temporada, e são favoritos para concorrer ao Oscar. Na sequência, vêm 1917, vencedor do Globo de Ouro; Coringa; Jojo Rabbit e Parasita, que apareceram em quatro das cinco listas, e História de um casamento, que apareceu em três. Adoráveis mulheres, Entre facas e segredos e Ford vs. Ferrari podem dar as caras no prêmio por terem aparecido nas indicações do sindicato e da crítica.


Diretor

O Melhor Diretor tem suas surpresas, como Pawel Pawiloski disputando em 2019 ou a ausência de Ben Affleck em 2009, vencedor do Globo de Ouro do mesmo ano. No entanto, na atual edição do Oscar quatro nomes são favoritos após serem indicados a todas as grandes premiações da temporada. Bong Joon Ho (Parasita), Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês) e Quentin Tarantino (Era uma vez... em Hollywood) saem na frente para figurarem na lista. Todd Phillips (Coringa), segundo estatísticas, seria o quinto indicado, mas não seria surpresa se Taika Waititi (Jojo Rabbit) aparecesse na lista devido a indicação que recebeu para o prêmio do sindicato dos diretores.


Atuações

Apesar de o Oscar sempre trazer surpresas, os prêmios de atuação têm pontos de convergência nas grandes premiações. No entanto, o Oscar costuma indicar mais atrizes e atores de filmes dramáticos em detrimento a comédia. As recentes campanhas Oscar so white e MeToo também fizeram com que a diversidade fosse algo prezado nas categorias de atuação.

Em Melhor atriz, Renée Zellweger (Judy: Muito além do arco-íris), Scarlett Johansson (História de um casamento) e Charlize Theron (O escândalo) foram indicadas a todas as maiores premiações da temporada e provavelmente serão indicadas ao Oscar também. Saoirse Ronan (Adoráveis mulheres) e Cynthia Erivo (Harriet) tem boas chances de serem as duas outras indicadas, contudo Awkwafina (A despedida), por ter sido a vencedora de Melhor Atriz de Comédia ou Musical no Globo de Ouro e Lupita Nyong’o (Nós), indicada ao prêmio da crítica e do sindicato dos atores, podem ocupar os últimos lugares disponíveis.

Assim como na categoria de Melhor Atriz, em Melhor Ator, três nomes saem na frente pelas indicações. São eles: Leonardo DiCaprio (Era uma vez... em Hollywood), Joaquin Phoenix (Coringa) e Adam Driver (História de um casamento), os três foram indicados a todas as outras principais premiações. Taron Egerton (Rocketman) entra como a quarta indicação por ter concorrido a três das quatro premiações importantes. A quinta vaga está entre Christian Bale (Ford vs. Ferrari), Antonio Banderas (Dor e Glória), Eddie Murphy (Meu nome é Dolemite) e Jonathan Pryce (Dois Papas), Bale sai na frente por estar indicado no sindicato, mas qualquer um dos quatro nomes pode entrar na lista sem ser considerado surpresa.

O Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante tem duas estrelas muito próximas da indicação. Laura Dern (História de um casamento) e Margot Robbie (O escândalo) foram indicadas a todas as grandes premiações da categoria e são favoritas também no Oscar. Jennifer Lopez (As Golpistas) vem logo atrás tendo sido indicada a três das quatro principais. Empatada com Lopez, está Scarlett Johansson (Jojo Rabbit) que, se conseguir essa indicação, faz a proeza de aparecer duas vezes na lista, pois também concorre a atuação em papel principal. Nicole Kidman (O escândalo) pode aparecer na lista de surpresa, afinal, está presente nas contempladas do sindicato.

Talvez a mais previsível das categorias citadas, Melhor Ator Coadjuvante tem quatro nomes muito fortes concorrendo. Tom Hanks (Um lindo dia na vizinhança), Joe Pesci (O Irlandês), Al Pacino (O Irlandês) e Brad Pitt (Era uma vez... em Hollywood) foram indicados para todas as principais premiações até então e estão a um passo do Oscar. Anthony Hopkins (Dois Papas) é a provável quinta indicação, levando em consideração de que foi indicado a todos os prêmios menos o sindicato, que por sua vez colocou Jamie Foxx (Luta por justiça) na lista trazendo a dúvida se ator também não pode estar na lista da Academia


Roteiro


As categorias de roteiro são divididas em duas no Oscar. Melhor Roteiro Original é aquela história feita originalmente para tela, enquanto Melhor Roteiro adaptado é a melhor adaptação de outra obra, seja ela literária, cinematográfica ou de qualquer outro meio.

Em Melhor Roteiro Original, a Academia pode aparecer com surpresa, mas dois filmes estão no caminho certo para receberem a indicação. História de um casamento e Parasita foram bem e conseguiram indicações em todas as premiações da temporada. Era uma vez… em Hollywood e Entre facas e segredos foram indicados três de quatro prêmios cada e também aparecem bem na disputa por uma vaga na lista, por fim a quinta vaga seria de Fora de Série que teve duas indicações na temporada, sendo uma do sindicato. O longa 1917, também indicado pelo sindicato, pode surpreender. Vale lembrar que em 2019, o filme Oitava série venceu o prêmio de Melhor Roteiro Original no WGA Awards, porém nem foi lembrado no Oscar.

Roteiro Adaptado, por sua vez, teve apenas seis filmes indicados nas quatro principais premiações da categoria, sendo O Irlandês o único a participar de todas. Adoráveis mulheres, Coringa, Dois Papas e Jojo Rabbit concorreram em três cada e devem fechar a lista, que ainda tem Um lindo dia na vizinhança como possível surpresa.

Assim a provável lista seria:


Melhor Filme


O Irlandês

Era uma vez... em Hollywood

1917

Jojo Rabbit

Coringa

Parasita

História de um casamento

Podem aparecer: Adoráveis mulheres, Entre facas e segredos e Ford vs. Ferrari

Correm por fora: Dois Papas, Rocketman e Jóias brutas



Melhor Diretor


Bong Joo Ho - Parasita

Sam Mendes - 1917

Martin Scorsese - O Irlândes

Quentin Tarantino - Era uma vez... em Hollywood

Todd Phillips - Coringa

Pode aparecer: Taika Waititi, por Jojo Rabbit

Correm por fora: Greta Gerwig, por Adoráveis mulheres; Noah Baumbach, por História de um casamento; Josh Safdie e Benny Safdie, por Jóias brutas.



Melhor Atriz


Renée Zellweger - Judy: Muito além do arco-íris

Scarlett Johansson - História de um casamento

Charlize Theron - O escândalo

Saoirse Ronan - Adoráveis mulheres

Cynthia Erivo - Harriet

Podem aparecer: Lupita Nyong’o, por Nós; Awkwafina, por A despedida

Corre por fora: Ana de Armas, por Entre facas e segredos


Melhor Ator


Joaquin Phoenix - Coringa

Leonardo Dicaprio - Era uma vez... em Hollywood

Adam Driver - História de um casamento

Taron Egerton - Rocketman

Christian Bale - Ford vs. Ferrari

Podem aparecer: Antonio Banderas, por Dor e Glória; Eddie Murphy, por Meu nome é Dolemite; Jonathan Pryce, por Dois Papas.

Correm por fora: Robert De Niro, por O Irlandês; Adam Sandler, por Jóias Brutas



Melhor Atriz Coadjuvante


Laura Dern - História de um casamento

Margot Robbie - O escândalo

Jennifer Lopez - As golpistas

Scarlett Johansson - Jojo Rabbit

Florence Pugh - Adoráveis mulheres

Pode aparecer: Nicole Kidman, por O escândalo

Correm por fora: Annette Bening, por The report e Zhao Shuzhen, por A despedida


Melhor Ator Coadjuvante

Tom Hanks - Um lindo dia na vizinhança

Al Pacino - O Irlandês

Joe Pesci - O Irlandês

Brad Pitt - Era uma vez... em Hollywood

Anthony Hopkins - Dois Papas

Pode aparecer: Jamie Foxx, por Luta por justiça

Corre por fora: Willem Dafoe, por O farol



Melhor Roteiro Original


História de um casamento

Parasita

Era uma vez… em Hollywood

Entre facas e segredos

Fora de série

Pode aparecer: 1917

Corre por fora: A despedida



Melhor Roteiro Adaptado


O Irlandês

Jojo Rabbit

Coringa

Adoráveis Mulheres

Dois Papas

Pode aparecer: Um lindo dia na vizinhança
 
 
*Estagiário sob a supervisão Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags