Diversão e Arte

Scarlett Johansson e Adam Driver são favoritos para o Oscar de 2020

A dupla interpreta um casal no longa 'Histórias de um casamento'

Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 07:00
A dupla interpreta um casal no longa 'Histórias de um casamento'

Concorrer ao Oscar é um reconhecimento notável na carreira de um ator ou umatriz, e a primeira indicação é um marco inesquecível para quem decide trabalhar com cinema. Scarlett Johansson elevou esse feito. A atriz aparece duas vezes na lista da Academia, concorrendo a Melhor atriz no papel principal pela interpretação da personagem Nicole em Histórias de um casamento e de Melhor atriz coadjuvante com  Rosie, de Jojo Rabbit. Isso tudo ocorre na primeira vez que Johansson é indicada às estatuetas douradas.

Atriz desde criança, Scarlett Johansson é um nome conhecido em Hollywood. Iniciou a carreira aos 8 anos e sempre viveu de teatro, mas o primeiro trabalho em cinema veio em 1994, quando tinha 10 anos, com o longa O anjo da guarda, no qual fez uma ponta. O primeiro protagonismo da atriz foi em Meninas de ninguém, quando tinha  12 anos e viveu a personagem Amanda.

Por mais que estivesse presente em produções e trabalhando há quase 10 anos, foi só em 2003 que a carreira de Johansson alçou voos mais altos. A atriz interpretou Charlotte, personagem principal do longa Encontros e desencontros, de Sofia Coppola. O filme foi e até hoje é muito reconhecido pela crítica, venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original e entrou em quinto lugar na lista da BBC dos 100 melhores filmes dirigidos por mulheres na história do cinema.

A subida na carreira rendeu à atriz alguns outros papéis destaque como o de Griet, em Mulher do brinco de pérola, em 2003, de Nola Rice,  em Ponto final: Match point, em 2005, e Cristina, em Vicky Cristina Barcelona, em 2008, os dois últimos dirigidos por Woody Allen, tornando-a uma das tantas atrizes que o diretor e roteirista usou como musas em seus trabalhos.

Ao buscar novos horizontes em 2009, a atriz se aventurou no teatro. Assumiu o papel principal de A view from the bridge, que estreou na Broadway. A peça ficou meses em cartaz e rendeu a Scarlett Johansson o primeiro grande prêmio internacional, o Tony de Melhor Atriz. Ao lado de Oscar, Grammy e Emmy, o Tony é um dos maiores prêmios das artes nos Estados Unidos;  é concedido para obras e atores de teatro.


Arrasa-quarteirões

Em 2012, Scarlett Johansson deu mais um salto na carreira. A atriz foi escolhida para interpretar Natasha Romanoff, a Viúva-Negra, no filme Homem de ferro 2. Primeiro uma heroína coadjuvante, a Viúva foi ganhando importância nas histórias do universo cinematográfico da Marvel, tendo aparecido em todos os filmes dos Vingadores, dois longas do Capitão América, além do longa de Tony Stark em sua estreia.
Com a popularidade da personagem de Scarlett Johansson e o recente sucesso dos filmes de Heroína, como Mulher-Maravilha e Capitã Marvel, houve uma pressão dos fãs para que fosse feito um longa da Viúva-Negra. A Disney acatou o clamor público e vai estrear um filme solo da espiã russa nos cinemas. A produção será a primeira da nova fase da Marvel e tem data de lançamento marcada para 24 de abril.


Adam Driver

Com duas indicações em dois anos consecutivos do Oscar, Adam Driver  tem sido considerado um dos mais novos queridinhos de Hollywood. O ator de voz grave e marcante concorre a Melhor Ator em 2020 pelo papel de Charlie no longa História de um casamento e foi um dos grandes nomes desta temporada de premiações, tendo sido indicado em todas as grandes premiações do ano.

Apesar de bem influente em Hollywood atualmente, Adam Driver quase não foi ator. Um não em  um teste para atuar em  Julliard quase fez o ator desistir da carreira. Tomado pelo sentimento de patriotismo em 2001, após o 11 de setembro, Driver decidiu se alistar como fuzileiro naval, pois não via como crescer na vida. Morava em uma pequena cidade no interior de estado de Indiana e fazia bicos para pagar o aluguel.

Adam Driver tinha intenção de seguir carreira militar até que sofreu um acidente andando de bike e, por problemas médicos, não pode viajar para Guerra do Afeganistão. Ele não seguiu como fuzileiro e viu o seu antigo sonho de atuar receber uma segunda chance. Desta vez, ele passou em Julliard e passou a viver de teatro.

A carreira de cinema e televisão é algo relativamente recente para Driver, pouco mais de 10 anos nas telas. O ator fez pequenos papéis em séries, curtas e filmes para TV a partir de 2009, até conseguir um papel na série de sucesso Girls, em  que interpretou Adam Sackler em 49 episódios, de 2012 a 2017.


Chegando às estrelas

O sucesso de Girls levou Adam Driver a outro patamar na carreira. Em 2016, o ator foi chamado para viver Kylo Ren na nova trilogia dos filmes de Star wars. O ator já havia dublado o mesmo personagem em uma animação em 2011 e assumiu o manto do lado negro da força deixado por Dart Vader.

O ator viveu o vilão nos três filmes e encerrou sua participação em Star wars no final de 2019 com o longa, Star wars: A ascensão dos Skywalker. Ainda não há informações sobre uma nova história do universo ou de um retorno do personagem de Adam Driver para a franquia.

Em 2019, chegou ao topo com a sua primeira indicação ao Oscar. O filme Infiltrado na Klan, de Spike Lee, deu a ele a oportunidade de concorrer pela primeira vez ao prêmio da Academia no papel do coadjuvante Flip Zimmerman.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco.



Scarlett Johansson


Encontros e desencontros
• A atriz vive Charlotte, uma jovem que vai a Tóquio acompanhar o marido em uma viagem a trabalho. Lá ela tem um envolvimento único com um ator de cinema com carreira em baixa, vivido por Bill Murray


Ela
• Em um futuro não tão distante, um homem se apaixona por sua inteligência artificial que ele comprou para lhe fazer companhia. Scarlett Johansson faz a voz de Samantha, a IA do protagonista.


Vingadores: Ultimato
• O ápice e capítulo final de 10 anos do Universo Cinematográfico Marvel. Até então, a maior e mais importante participação da Viúva-Negra nos cinemas.



Adam Driver



Girls
• Série de cinco temporadas sobre mulheres  entrando vida adulta. Adam Driver vive Adam Sackler, um artista que  tem interesse na protagonista Hannah Horvath.


Infiltrado na Klan
• Um policial negro decide fazer uma operação para se infiltrar na Ku Klux Klan. Para isso, ele pede para que outro policial, judeu, participe das reuniões do grupo em seu nome. Driver vive Flip Zimmerman, o policial judeu.


Trilogia Star Wars
• Adam Driver interpreta Kylo Ren, o vilão da nova saga de Star Wars que apresenta novos personagens e revive histórias importantes do universo de Guerra nas Estrelas. Ele participa dos filmes Star Wars: O despertar da força, Star Wars: Os últimos jedi e Star Wars: A ascensão dos Skywalker.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags