Diversão e Arte

Longa brasileiro concorre na categoria principal do Festival de Berlim

O filme 'Todos os mortos', de Caetano Gotardo e Marco Dutra, vai concorrer pelo Urso de Ouro, prêmio máximo do festival

Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 11:59
O filme é a única produção brasileira concorrendo pelo prêmio máximo do festival

O longa-metragem brasileiro Todos os mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, é selecionado para competir pelo Urso de Ouro em 2020, prêmio máximo do . O evento ocorre entre 20 de fevereiro e 1º março.

Coprodução entre Brasil e França, Todos os mortos se passa na São Paulo do final do século 19, 11 anos após o fim do período escravista. O enredo apresenta a história das mulheres de duas famílias: os Soares, uma família branca em declínio presa à ideia de superioridade, e os Nascimento, uma família negra. A trama é desenrolada pela morte de uma empregada doméstica da casa dos Soares, antiga escrava na fazenda de café do passado escravocrata da família.

O Brasil foi vencedor do maior prêmio do Festival de Berlim em duas ocasiões. Em 1998, Central do Brasil, de Walter Salles, conquistou o Urso de Ouro. Inclusive, também por Central do Brasil, a atriz Fernanda Montenegro ganhou o Urso de Prata, como melhor atriz pela interpretação da personagem Dora. Uma década depois foi a vez de Tropa de elite, de José Padilha, ganhar a estatueta.

Além de Todos os mortos, outras três produções brasileiras estarão presentes no festival, em mostras paralelas: Meu nome é Bagdá, de Caru Alves Souza; Cidade pássaro, de Matias Mariani; e Apiyemiyekî, de Ana Vaz. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags